Região dos Vales - RS: Observando a Dispersão Territorial da Pandemia da Covid-19 Outros Idiomas

ID:
62730
Resumo:
Aborda-se neste artigo o padrão espacial da dinâmica de dispersão territorial da Covid-19 na região dos Vales-RS. De abordagem qualitativa, com o uso de dados secundários coletados junto a órgãos oficiais, no período de 20 de março a 17 de julho de 2020, relativos à dispersão da pandemia da Covid-19 na região, busca-se identificar possíveis relações dessa dinâmica com a estrutura e funcionamento da rede urbana regional, com a estrutura econômica e a divisão territorial do trabalho regional. Ademais, foram consideradas as interações espaciais intrarregionais comandadas pelos principais centros econômicos e de serviços da região dos Vales, as cidades médias de Lajeado e de Santa Cruz do Sul. Observou-se que a dinâmica de dispersão territorial da Covid-19 na região dos Vales-RS apresenta características semelhantes ao verificado em outras regiões e cidades no Brasil e no exterior, mas também revela particularidades entre as sub-regiões que lhe constituem, relacionadas aos usos do território.
Citação ABNT:
CAZAROTTO, R. T.; SILVEIRA, R. L. L.; FACCIN, C. R.; VOGT, H. M. Região dos Vales - RS: Observando a Dispersão Territorial da Pandemia da Covid-19. Gestão e Desenvolvimento, v. 18, n. 2, p. 56-71, 2021.
Citação APA:
Cazarotto, R. T., Silveira, R. L. L., Faccin, C. R., & Vogt, H. M. (2021). Região dos Vales - RS: Observando a Dispersão Territorial da Pandemia da Covid-19. Gestão e Desenvolvimento, 18(2), 56-71.
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v18i2.2484
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62730/regiao-dos-vales---rs--observando-a-dispersao-territorial-da-pandemia-da-covid-19/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português