A Importância do Conhecimento Local dos Agricultores Familiares e Demais Populações Rurais para o Desenvolvimento Rural Sustentável Outros Idiomas

ID:
62736
Resumo:
Na sociedade do conhecimento, as pessoas são de grande importância para as organizações, pois são elas que possuem conhecimentos, muitas vezes tácitos, essenciais para o desenvolvimento de estratégias que visam ao aumento da competitividade e da produtividade. A busca pela valorização dos diversos saberes está se tornando cada vez mais uma dinâmica em todas as áreas do conhecimento. O processo de modernização da agricultura interferiu no modo de produção dos agricultores que, a partir de uma visão reducionista, buscou homogeneizar a forma de produção, fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, desconsiderando-se os saberes tradicionais das comunidades rurais. Nos últimos anos, estudos têm demonstrado a necessidade de se adotar uma abordagem Inter e Transdisciplinar com a preocupação quanto ao desenvolvimento sustentável, envolvendo diversos tipos de saberes. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar o processo da gestão do conhecimento local ou tradicional no contexto da agricultura familiar e demais populações rurais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável, a partir de uma revisão sistemática na literatura. As bases de dados utilizadas para busca foram: web of Science, Scopus, Capes e BDTD. Os resultados das buscas foram oriundos dos seguintes Continentes: Ásia Meridional, Sudeste Asiático, Europa Ocidental, América do Sul e Oceania. Os estudos demonstraram que, na literatura e no meio acadêmico, nos últimos anos, houve uma valorização dos conhecimentos local ou tradicional. No entanto, na prática, ainda são poucas as iniciativas que estimulam o diálogo entre os conhecimentos técnico-científicos e os conhecimentos tradicionais.
Citação ABNT:
TAGLIAPIETRA, O. M.; CARNIATTO, I.; BERTOLINI, G. A Importância do Conhecimento Local dos Agricultores Familiares e Demais Populações Rurais para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Gestão e Desenvolvimento, v. 18, n. 2, p. 178-199, 2021.
Citação APA:
Tagliapietra, O. M., Carniatto, I., & Bertolini, G. (2021). A Importância do Conhecimento Local dos Agricultores Familiares e Demais Populações Rurais para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Gestão e Desenvolvimento, 18(2), 178-199.
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v18i2.2470
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62736/a-importancia-do-conhecimento-local-dos-agricultores-familiares-e-demais-populacoes-rurais-para-o-desenvolvimento-rural-sustentavel/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português