Título Inglês:
No Lugar Certo, na Hora Certa: Revisão E Agenda de Pesquisa sobre Mobile Marketing com Base em Geolocalização
Resumo:
Objetivo: Com base na presença cada vez mais difundida do celular no contexto do varejo, o objetivo da presente pesquisa é examinar os efeitos potenciais do conteúdo da mensagem móvel e dos dados de geolocalização como motivadores de visitas às lojas, conectando os esforços online ao comportamento offline. Método: Este artigo fornece uma revisão da literatura sobre o que se sabe a respeito dos temas mobile marketing, comunicação baseada em localização e o efeito de notificações push nas atitudes e comportamento dos clientes. Resultados: Sintetizamos argumentos para notificações push baseadas em localização relacionadas a visitas ao site offline e oferta de cupons, conteúdo personalizado e de alto envolvimento. Com base em várias descobertas de marketing, identificamos um conjunto de proposições. Contribuições teóricas: Esta revisão pretende contribuir para as teorias de mobile marketing, comportamento do cliente omnicanal e também para a compreensão das promoções baseadas em geolocalização. Ao identificar estratégias que os profissionais de marketing podem empregar para promoções mais eficazes, a presente revisão fornece uma estrutura abrangente para sintetizar as descobertas atuais no marketing baseado em geolocalização e identifica lacunas em nosso conhecimento atual, a fim de estimular o desenvolvimento de pesquisas neste campo. Implicações gerenciais: A principal suposição que apoia o artigo é a de que o conteúdo e o momento da mensagem (considerando a geolocalização do cliente) aumentam as visitas à loja física. O contexto e a conveniência são apresentados como os principais impulsionadores do efeito (visitas ao ponto de venda físico geradas por notificações móveis), considerando que o contexto e a conveniência são representados pela geolocalização e pelo conteúdo da mensagem. Isso fornece a base para um modelo de estratégias de mobile marketing para que empresas atraiam clientes para locais físicos. A contribuição desta revisão está em iluminar o caminho da ativação mobile na estratégia de cross-channel do varejo.
Resumo Inglês:
Objective: Based on the increasingly pervasive mobile presence in the retail context, the purpose of this study is to examine the potential effects of the mobile message content and geolocation data as drivers of store visits, connecting online efforts to offline behavior. Method: This article provides a review of the literature of what is known about mobile marketing, location-based communication, and push-notification effects on customer attitudes and behavior. Results: The study synthesize arguments for location-based push notifications related to visits to offline sites, coupon offers, and personalized and high-engagement content. Based on numerous findings from marketing and customer research, it identifies a set of general propositions. Theoretical/methodological contributions: This review intends to contribute to theories of mobile marketing, omnichannel customer behavior as well as the understanding of geolocation promotions. By identifying strategies that marketers employ for more effective geolocation promotions, this review provides an overarching framework to synthesize current findings in mobile location-based marketing and identifies gaps in our current knowledge in order to stimulate additional work in this field. Managerial implications: The main assumption behind the article is that the content and the timing of the message (considering the customer’s geolocation) increase visits to offline sites. Context and convenience as the primary drivers of the effect (visits to offline POS generated by mobile notifications), considering that context and convenience are represented by geolocation and message content. This provides the base for a mobile model for companies to attract customers to physical locations This review contributes by shedding light on the path to mobile activation in a cross-channel retail strategy.
Citação ABNT:
KAMIYA, A. S. M.; BRANISSO, D. S. P. No Lugar Certo, na Hora Certa: Revisão E Agenda de Pesquisa sobre Mobile Marketing com Base em Geolocalização. Revista Brasileira de Marketing, v. 20, n. 2, p. 203-231, 2021.
Citação APA:
Kamiya, A. S. M., & Branisso, D. S. P. (2021). No Lugar Certo, na Hora Certa: Revisão E Agenda de Pesquisa sobre Mobile Marketing com Base em Geolocalização. Revista Brasileira de Marketing, 20(2), 203-231.
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v20i2.18713
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/62825/in-the-right-place-at-the-right-time--a-review-of-mobile-location-based-marketing-and-a-research-agenda/i/pt-br