Teoria do Nível de Interpretação: Revisão Sistemática da Literatura e Oportunidades de Pesquisa Outros Idiomas

ID:
63019
Periódico:
Resumo:
O estudo objetiva mapear o uso da Teoria do Nível de Interpretação (Construal Level Theory - CLT) nas publicações em periódicos internacionais com vistas na identificação de oportunidades de pesquisas. Para análise bibliométrica e sistêmica foram selecionados 50 artigos de seis bases internacionais. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos explora apenas uma dimensão psicológica. O uso simultâneo de diferentes dimensões psicológicas com o mesmo evento revela-se uma lacuna de pesquisa. Um número restrito de estudos investigou eventos organizacionais, o que caracteriza uma oportunidade de pesquisa. Destacase o exíguo acervo com a inserção desta teoria na análise de temas da área de administração e contabilidade. O uso da CLT é recente em estudos internacionais e apresenta diversas possibilidades de pesquisa, principalmente na área de administração e contabilidade. Sua exploração contribui para compreender por que pessoas interpretam os mesmos eventos de modo distinto e seus efeitos na tomada de decisões.
Citação ABNT:
SANTOS, V. D.; BEUREN, I. M. Teoria do Nível de Interpretação: Revisão Sistemática da Literatura e Oportunidades de Pesquisa. Gestão & Conexões, v. 10, n. 1, p. 47-72, 2021.
Citação APA:
Santos, V. D., & Beuren, I. M. (2021). Teoria do Nível de Interpretação: Revisão Sistemática da Literatura e Oportunidades de Pesquisa. Gestão & Conexões, 10(1), 47-72.
DOI:
10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.33641.47-72
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63019/teoria-do-nivel-de-interpretacao--revisao-sistematica-da-literatura-e-oportunidades-de-pesquisa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português