Gestão de Pessoas e Inovações Gerenciais: um Estudo Baseado em Cognições de Gestores Outros Idiomas

ID:
63043
Resumo:
Objetivos do estudo: Analisar a relação entre práticas de gestão de pessoas (GP) e implementação de inovações gerenciais a partir das cognições de gestores. Metodologia/abordagem: Mediante aborda-gem qualitativa, e por meio de entrevistas semiestruturadas, foram ouvidos 16 gestores com auxílio da “técnica das fichas”. Posteriormente, foi realizada a análise de conteúdo. Principais resultados: As práticas de GP atuam como facilitadoras das inovações gerenciais implementadas pelos gestores. “En-volvimento de pessoas” e “treinamento, desenvolvimento e educação” foram práticas percebidas como as mais relevantes para a implementação de inovações gerenciais, e “recompensas” foi a menos rele-vante. Contribuições acadêmicas: Este artigo contribui com o campo da GP estratégica, no sentido de que ao estabelecer um planejamento de longo prazo, alinhado aos objetivos organizacionais, e imple-mentar práticas específicas de gestão, a GP colabora com a geração e implementação de inovações ge-renciais. Tais inovações foram colocadas em evidência a fim de esclarecer a concepção dos gestores e obter importantes exemplos de práticas e processos inovadores por eles executados. Destaca-se a con-tribuição metodológica com o uso da “técnica das fichas” enquanto alternativa para o campo dos estu-dos organizacionais na compreensão das cognições gerenciais. Contribuições práticas: Este estudo oferece, à GP estratégica, informações para que os gestores invistam em um planejamento estratégico com vistas a priorizar as práticas percebidas como mais relevantes para a implementação de inova-ções gerenciais, além de incrementar e remodelar aquelas percebidas como menos relevantes.
Citação ABNT:
SILVA, M. R. R.; PINHO, A. P. M. Gestão de Pessoas e Inovações Gerenciais: um Estudo Baseado em Cognições de Gestores. Teoria e Prática em Administração, v. 11, n. 2, p. 115-129, 2021.
Citação APA:
Silva, M. R. R., & Pinho, A. P. M. (2021). Gestão de Pessoas e Inovações Gerenciais: um Estudo Baseado em Cognições de Gestores. Teoria e Prática em Administração, 11(2), 115-129.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.54851
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63043/gestao-de-pessoas-e-inovacoes-gerenciais--um-estudo-baseado-em-cognicoes-de-gestores/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português