Efeitos de Fatores Comportamentais no Desempenho da Tarefa de Peritos Contábeis Judiciais

ID:
63059
Resumo:
Objetivo: Analisar os efeitos do estilo de tomada de decisão, da flexibilidade cognitiva e dos traços de personalidade no desempenho da tarefa de peritos contábeis judiciais. Método: Uma survey foi realizada com peritos contábeis judiciais, o que resultou em uma amostra final de 259 respostas válidas. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais. Resultados: Os fatores comportamentais flexibilidade cognitiva e traços de personalidade apresentaram relação positiva com o desempenho da tarefa, enquanto o fator estilos de tomada de decisão apresentou relação negativa. Contribuições: Esses resultados sinalizam que é preciso expandir o escopo de análise do desempenho da tarefa para além da perspectiva positivista, ou seja, não se pode presumir que um indivíduo melhore seu desempenho unicamente por comandos racionais de trabalho. Abrem caminhos de investigação e incentivam a busca de novas abordagens e constructos para explicar os comportamentos relacionados ao desempenho da tarefa de indivíduos.
Citação ABNT:
SANTOS, A. C. D.; BEUREN, I. M. Efeitos de Fatores Comportamentais no Desempenho da Tarefa de Peritos Contábeis Judiciais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 15, n. 2, p. 243-259, 2021.
Citação APA:
Santos, A. C. D., & Beuren, I. M. (2021). Efeitos de Fatores Comportamentais no Desempenho da Tarefa de Peritos Contábeis Judiciais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 15(2), 243-259.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v15i2.2841
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63059/efeitos-de-fatores-comportamentais-no-desempenho-da-tarefa-de-peritos-contabeis-judiciais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português