Efeito Moderador da Expertise Financeira na Relação entre o Excesso de Confiança e a Qualidade da Evidenciação Contábil

ID:
63077
Resumo:
Objetivo: A pesquisa busca analisar o efeito moderador da expertise financeira do conselho de administração na relação entre o excesso de confiança dos executivos e a qualidade da evidenciação contábil. Método: Foi realizada uma pesquisa documental, considerando dados relativos ao período temporal de 2011 a 2017, e aplicação de técnicas estatísticas de correlação e regressão linear múltipla. A amostra compõe-se das 146 companhias abertas com dados disponíveis para operacionalizar as variáveis. Resultados: Os resultados revelaram que nas empresas em que o conselho de administração possui expertise financeira, o excesso de confiança dos executivos é minimizado. A expertise financeira modera positivamente a relação entre o excesso de confiança e a qualidade da evidenciação contábil. Os resultados sugerem que o conhecimento financeiro do conselho de administração reflete na qualidade da evidenciação contábil, mesmo que o executivo denote excesso de confiança e minimize a qualidade da evidenciação contábil. Contribuições: O estudo contribui ao auxiliar os investidores e reguladores contábeis no entendimento de como os traços de personalidade dos executivos e o conhecimento do conselho de administração podem interferir na qualidade dos relatórios contábeis.
Citação ABNT:
LUNARDI, M. A.; BEUREN, I. M.; KLANN, R. C. Efeito Moderador da Expertise Financeira na Relação entre o Excesso de Confiança e a Qualidade da Evidenciação Contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 14, n. 1, p. 3-21, 2021.
Citação APA:
Lunardi, M. A., Beuren, I. M., & Klann, R. C. (2021). Efeito Moderador da Expertise Financeira na Relação entre o Excesso de Confiança e a Qualidade da Evidenciação Contábil. Advances in Scientific and Applied Accounting, 14(1), 3-21.
DOI:
https://doi.org/10.14392/asaa.2021140101
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63077/efeito-moderador-da-expertise-financeira-na-relacao-entre-o-excesso-de-confianca-e-a-qualidade-da-evidenciacao-contabil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português