Relação entre Uso e Ocupação do Solo e Potenciais Serviços Ambientais em Microbacia Hidrográfica Urbana Outros Idiomas

ID:
63407
Resumo:
Objetivo: Identificar potenciais serviços ambientais associados aos diferentes usos e ocupação do solo em uma bacia hidrográfica urbana em Campinas, São Paulo. Metodologia: Espacialização em software SIG do uso e ocupação do solo seguida de análise qualitativa e quantitativa dos dados com verificação em campo. Neste levantamento assume-se que, o percentual de provável oferta de serviços ambientais em uma bacia hidrográfica se associa exclusivamente à tipologia de uso e ocupação na mesma. Relevância: O avanço urbano, desenvolvimento industrial e práticas agrícolas insustentáveis têm alterado a quantidade e qualidade dos serviços ambientais providos pelos ecossistemas naturais, reflexo das modificações do uso da terra. Resultados: 42,3% da área total da bacia apresenta condições de uso e ocupação do solo capaz de fornecer serviços componentes das quatro categorias de serviços. A categoria de fragmentos florestais é tal cuja provisão de serviços se dá em maior quantidade na bacia de estudo, com percentual de provisão de 88,9%, seguida da categoria de área verde (66,7%), atividade agropecuária e recursos hídricos (63% cada) e solo exposto (15%). Contribuições: O diagnóstico de serviços ecossistêmicos e ambientais na bacia do Ribeirão das Pedras poderá subsidiar programas de Pagamento por Serviços Ambientais e auxiliar na implementação de padrões de gestão para a conservação e recuperação ambiental. Conclusão: O método aplicado para levantamento de potencial fornecimento de serviços ecossistêmicos e ambientais por bacias hidrográficas possibilitou o entendimento sobre as relações entre uso e ocupação do solo e serviços ofertados bem como das áreas prioritárias para ação do poder municipal.
Citação ABNT:
GARCIA, J. M.; SILVA, J. C.; LONGO, R. M. Relação entre Uso e Ocupação do Solo e Potenciais Serviços Ambientais em Microbacia Hidrográfica Urbana. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-26, 2021.
Citação APA:
Garcia, J. M., Silva, J. C., & Longo, R. M. (2021). Relação entre Uso e Ocupação do Solo e Potenciais Serviços Ambientais em Microbacia Hidrográfica Urbana. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-26.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.17012
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63407/relacao-entre-uso-e-ocupacao-do-solo-e-potenciais-servicos-ambientais-em-microbacia-hidrografica-urbana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português