Clima organizacional em uma unidade de alimentação e nutrição Outros Idiomas

ID:
63442
Resumo:
Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) atendem instituições como as das áreas de saúde e de educação. Nesses locais, a gestão dos recursos humanos é essencial na manutenção de um bom Clima Organizacional (CO), ou seja, a “qualidade” do ambiente organizacional, que, conforme seus integrantes, afeta seus comportamentos. A pesquisa quantitativa e participativa em uma UAN de um campus universitário, com participação de 34 funcionários, objetivou analisar o seu grau de satisfação com a aplicação de questionário de CO, adaptado e validado. Fatores internos (condições do local, execução da função, relações interpessoais, valorização e remuneração) e externos (necessidades básicas, condições de saúde e financeira, família e amigos, lazer) foram mensurados, mostrando que fatores externos não apresentaram aspectos negativos, mas os internos, como as condições físicas do local de trabalho, unanimemente o ruído, foram os que mais, negativamente, afetaram os índices de satisfação. Com essas constatações e diagnóstico, deve-se implementar políticas internas na instituição com a participação de uma equipe de trabalhadores para o planejamento e para a execução de melhorias.
Citação ABNT:
SCRIDELI, C. M. C.; UETA, J. M. Clima organizacional em uma unidade de alimentação e nutrição. Práticas de Administração Pública, v. 4, n. 3, p. 107-126, 2020.
Citação APA:
Scrideli, C. M. C., & Ueta, J. M. (2020). Clima organizacional em uma unidade de alimentação e nutrição. Práticas de Administração Pública, 4(3), 107-126.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63442/clima-organizacional-em-uma-unidade-de-alimentacao-e-nutricao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português