Análise da compreessão dos legisladores municipais sobre a lei de responsabilidade fiscal Outros Idiomas

ID:
63446
Resumo:
O artigo teve como objetivo fazer uma análise sobre a compreensão dos vereadores dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) do polo Petrolina/PE e Juazeiro/BA a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O estudo se classifica como descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que compreende a pesquisa documental e a aplicação de questionários nos municípios que fazem parte da RIDE. Como resultado, constatou-se que mais de 50% dos vereadores se capacitaram sobre o tema e uma parte significativa apresentou baixo conhecimento sobre as determinações da LRF, o que sugere/aponta uma carência/deficiência nos investimentos em qualificações, no que diz respeito à aplicabilidade da lei. Os resultados do estudo denotam que os vereadores possuem conhecimento razoável da LRF, mas reconhecem que existe a necessidade da administração das câmaras municipais incentivar os vereadores, oferecendo-os cursos a respeito da referida lei que proporcione uma atuação assertiva na aplicabilidade da legislatura.
Citação ABNT:
MATIAS, E. S.; SANTOS, J. S. D.; CAVALCANTE JUNIOR, F. C.; CAVALCANTE, P. R. Análise da compreessão dos legisladores municipais sobre a lei de responsabilidade fiscal. Práticas de Administração Pública, v. 4, n. 2, p. 29-49, 2020.
Citação APA:
Matias, E. S., Santos, J. S. D., Cavalcante Junior, F. C., & Cavalcante, P. R. (2020). Análise da compreessão dos legisladores municipais sobre a lei de responsabilidade fiscal. Práticas de Administração Pública, 4(2), 29-49.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63446/analise-da-compreessao-dos-legisladores-municipais-sobre-a-lei-de-responsabilidade-fiscal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português