Análise dos portais de transparência de pequenos municípios do Paraná Outros Idiomas

ID:
63470
Resumo:
A accountability é abordada sob diversos aspectos, entre eles a transparência das informações, aspecto obrigatório perante a legislação brasileira. O objetivo desta pesquisa é verificar como está o atendimento às determinações da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência, por parte do poder executivo, em municípios com menos de 20.000 habitantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que utilizou o levantamento documental para a coleta de dados. Analisou-se o conteúdo e o sítio eletrônico dos portais. Verificou-se, com isso, que as informações a respeito do sítio eletrônico, das despesas e das diárias são os mais divulgados, enquanto o bloco de transferências tem a menor divulgação. O percentual do ranking de transparência oscilou entre 11,67% e 91,67%. A média de itens atendidos por portal foi de 67,34% do total de 60 obrigatórios. Estudos anteriores permeiam as discussões. Conclui-se que até mesmo os pequenos municípios não estão cumprindo todas as normas legais brasileiras, dando margem às críticas sobre os elementos da transparência pública. A falta de fiscalização e de punição podem ser as possíveis causas do não cumprimento integral da legislação.
Citação ABNT:
BARALDI, F. H.; BORGERT, A.; FABRE, V. V. Análise dos portais de transparência de pequenos municípios do Paraná. Práticas de Administração Pública, v. 3, n. 1, p. 63-84, 2019.
Citação APA:
Baraldi, F. H., Borgert, A., & Fabre, V. V. (2019). Análise dos portais de transparência de pequenos municípios do Paraná. Práticas de Administração Pública, 3(1), 63-84.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63470/analise-dos-portais-de-transparencia-de-pequenos-municipios-do-parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português