Título Inglês:
Learning in practice: analysis of structuring the tender center for professor
Resumo:
A realização deste estudo tem como objetivo investigar de que forma ocorre a aprendizagem individual e organizacional no núcleo de concurso docente de uma instituição federal de ensino superior. A pesquisa foi realizada neste núcleo tendo em vista as mudanças a partir da implementação da nova legislação regulamentadora de concursos públicos adotada pela instituição. Tais mudanças geraram a necessidade de aprendizagem por parte dos servidores do núcleo (aprendizagem individual), e a troca do conhecimento adquirido entre estes membros (aprendizagem organizacional). A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa documental e pesquisa de campo junto ao órgão. Como resultados, verificou-se uma associação entre a teoria analisada e a prática verificada no Núcleo de Concurso Docente da Instituição. Além disso, as contribuições da pesquisa remetem a forma como o núcleo organizou-se diante das mudanças impostas e pela operacionalização dos procedimentos adotados para efetivação da aprendizagem, possibilitando um melhor entendimento a respeito dos processos de aprendizagem ocorridos.
Resumo Inglês:
This study has aimed to investigate in which way the individual and organizational learning occurs in the center of public tender of a Higher Education Institution. The research was realized in this Center because of the changes in the implementation of the new legislation for public contests adopted by the Institution. Those changes have generated the need for learning from the civil servants in the Center (individual learning) and the exchange of acquired knowledge among themselves (organizational learning). The data collection was through documents research and field research in the study agency. According to the results it was possible to verify an association between the theory analyzed and the practiced verified in the public tender center for professor in the Institution. Besides this, the research contributions leads to the way the center has organized itself face the changes and the operational procedures adopted to and effective learning, enabling a better understanding about the learning processes that have occurred.
Citação ABNT:
CERESA, C.; JUSTEN JUNIOR, A. A.; TRONCO, P. B.; KLEIN, L. L.; PEREIRA, B. A. D. Aprendizagem na prática: uma análise da estruturação do núcleo de concurso docente. Práticas de Administração Pública, v. 2, n. 1, p. 3-21, 2018.
Citação APA:
Ceresa, C., Justen Junior, A. A., Tronco, P. B., Klein, L. L., & Pereira, B. A. D. (2018). Aprendizagem na prática: uma análise da estruturação do núcleo de concurso docente. Práticas de Administração Pública, 2(1), 3-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63482/aprendizagem-na-pratica--uma-analise-da-estruturacao-do-nucleo-de-concurso-docente/i/pt-br