Aprendizagem na prática: uma análise da estruturação do núcleo de concurso docente Outros Idiomas

ID:
63482
Resumo:
A realização deste estudo tem como objetivo investigar de que forma ocorre a aprendizagem individual e organizacional no núcleo de concurso docente de uma instituição federal de ensino superior. A pesquisa foi realizada neste núcleo tendo em vista as mudanças a partir da implementação da nova legislação regulamentadora de concursos públicos adotada pela instituição. Tais mudanças geraram a necessidade de aprendizagem por parte dos servidores do núcleo (aprendizagem individual), e a troca do conhecimento adquirido entre estes membros (aprendizagem organizacional). A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa documental e pesquisa de campo junto ao órgão. Como resultados, verificou-se uma associação entre a teoria analisada e a prática verificada no Núcleo de Concurso Docente da Instituição. Além disso, as contribuições da pesquisa remetem a forma como o núcleo organizou-se diante das mudanças impostas e pela operacionalização dos procedimentos adotados para efetivação da aprendizagem, possibilitando um melhor entendimento a respeito dos processos de aprendizagem ocorridos.
Citação ABNT:
CERESA, C.; JUSTEN JUNIOR, A. A.; TRONCO, P. B.; KLEIN, L. L.; PEREIRA, B. A. D. Aprendizagem na prática: uma análise da estruturação do núcleo de concurso docente. Práticas de Administração Pública, v. 2, n. 1, p. 3-21, 2018.
Citação APA:
Ceresa, C., Justen Junior, A. A., Tronco, P. B., Klein, L. L., & Pereira, B. A. D. (2018). Aprendizagem na prática: uma análise da estruturação do núcleo de concurso docente. Práticas de Administração Pública, 2(1), 3-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63482/aprendizagem-na-pratica--uma-analise-da-estruturacao-do-nucleo-de-concurso-docente/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português