Controle patrimonial de bens imóveis com base nas dimensões de governança pública estabelecidos pela organização International Federation Of Accountants (IFAC): um estudo de caso na UFSM Outros Idiomas

ID:
63494
Resumo:
A Governança Pública agregou importantes conceitos e, especialmente, instrumentos para a concretização de uma relação mais íntegra, transparente e responsável entre os gestores públicos e a sociedade em geral. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o controle patrimonial dos bens imóveis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com base nas dimensões de governança pública estabelecidas pela organização International Federation of Accountants (IFAC), considerando a dimensão “controle”. Para tanto, o levantamento de dados foi feito através de entrevista com o Pró-Reitor de Administração da instituição, com questões adaptadas a partir das práticas de governança pública recomendadas pela IFAC. A presente pesquisa pode ser definida, quanto aos seus objetivos, como descritiva e de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa, de um modo geral, demonstram a absorção de valores e princípios mínimos de governança recomendados pela IFAC na UFSM, pois observa-se a adoção de boas práticas, o que implica transparência e promoção da accountability para a instituição.
Citação ABNT:
MAYER, A. P. C.; BACHMANN, C. P.; HARTMANN, L. B.; PEREIRA, B. A. D.; PINTO, N. G. M. Controle patrimonial de bens imóveis com base nas dimensões de governança pública estabelecidos pela organização International Federation Of Accountants (IFAC): um estudo de caso na UFSM. Práticas de Administração Pública, v. 1, n. 2, p. 17-30, 2017.
Citação APA:
Mayer, A. P. C., Bachmann, C. P., Hartmann, L. B., Pereira, B. A. D., & Pinto, N. G. M. (2017). Controle patrimonial de bens imóveis com base nas dimensões de governança pública estabelecidos pela organização International Federation Of Accountants (IFAC): um estudo de caso na UFSM. Práticas de Administração Pública, 1(2), 17-30.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63494/controle-patrimonial-de-bens-imoveis-com-base-nas-dimensoes-de-governanca-publica-estabelecidos-pela-organizacao-international-federation-of-accountants--ifac---um-estudo-de-caso-na-ufsm/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português