Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal Outros Idiomas

ID:
63526
Periódico:
Resumo:
A importância do empreendedorismo para o crescimento dos pequenos negócios é um tema pacífico na literatura, contudo, a longevidade destes empreendimentos é uma questão controversa. Uma perspectiva neoschumpteriana sobre este debate reside na necessidade de alinhar as estratégias de inovação ao modelo de gestão. Este estudo se posiciona nessa lacuna teórica-empírica com o objetivo de analisar o alinhamento da estratégia de inovação ao modelo de gestão em uma pequena empresa produtora de cachaça artesanal. Neste estudo de caso, os materiais foram levantados por meio de entrevistas, sendo estas balizadas pelo BMC - Canvas. Os resultados, extraídos pelo software IRAMUTEQ, foram construídos a partir da análise de similitude e frequência de palavras. As estratégias de inovação e o modelo de gestão demonstraram alinhamento considerando a estrutura da empresa para inovar, com reflexos na capacidade de atender novas demandas de consumo e regulação e para o lançamento de novos produtos com maior valor agregado.
Citação ABNT:
DONADON, F. A. B.; SANTOS, D. F. L. Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal . Gestão & Conexões, v. 10, n. 2, p. 8-27, 2021.
Citação APA:
Donadon, F. A. B., & Santos, D. F. L. (2021). Estratégia de Inovação e Modelo de Gestão: O Caso de uma Pequena Empresa Produtora de Cachaça Artesanal . Gestão & Conexões, 10(2), 8-27.
DOI:
10.47456/regec.2317-5087.2021.10.2.34531.8-27
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63526/estrategia-de-inovacao-e-modelo-de-gestao--o-caso-de-uma-pequena-empresa-produtora-de-cachaca-artesanal-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português