Elementos Estruturantes para a Realização da Coprodução do Bem Público: Uma Visão Integrativa Outros Idiomas

ID:
63610
Periódico:
Resumo:
Neste artigo discute-se a realização da coprodução de bens e serviços público a partir de uma visão integrativa. Parte-se da proposição de que transparência, informação, confiança, participação e accountability são elementos estruturantes da coprodução. Sugere-se, a partir daí, uma visão integrativa desse fenômeno com base na abordagem de Mary Parker Follett, considerando as inter-relações desses elementos para fundamentar a necessária compreensão de um processo complexo, multifacetado e deliberado. Trata-se de um estudo teórico-analítico, combinando elementos indutivos e dedutivos, com abordagem qualitativa, por meio de revisão narrativa e revisão sistemática da produção acadêmica nacional e internacional. Como resultado, destaca-se que a coprodução de bens e serviços públicos é uma tarefa complexa assentada na perspectiva sistêmica da associação de indivíduos em grupo. Aponta-se, ainda, a presença de elementos inter-relacionados e demanda por coesão social, a qual pode ser tanto consequência como catalisadora desses elementos nos processos de coprodução.
Citação ABNT:
ROCHA, A. C.; SCHOMMER, P. C.; DEBETIR, E.; PINHEIRO, D. M. Elementos Estruturantes para a Realização da Coprodução do Bem Público: Uma Visão Integrativa. Cadernos EBAPE.BR, v. 19, n. 3, p. 538-551, 2021.
Citação APA:
Rocha, A. C., Schommer, P. C., Debetir, E., & Pinheiro, D. M. (2021). Elementos Estruturantes para a Realização da Coprodução do Bem Público: Uma Visão Integrativa. Cadernos EBAPE.BR, 19(3), 538-551.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120200110
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63610/elementos-estruturantes-para-a-realizacao-da-coproducao-do-bem-publico--uma-visao-integrativa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português