Antecedentes do Compromisso com as Metas Orçamentárias Outros Idiomas

ID:
63666
Resumo:
Objetivo: este estudo analisa as interações entre a participação orçamentária, a motivação no trabalho (intrínseca e extrínseca) e o compromisso com as metas orçamentárias. Métodos: uma survey foi realizada com 131 gestores de nível intermediário de diferentes áreas organizacionais de empresas classificadas entre as melhores e maiores empresas do Brasil. Resultados: os resultados da modelagem de equações estruturais indicam que as motivações intrínsecas e extrínsecas apresentam papéis distintos em suas interações com a participação orçamentária e o compromisso com as metas. E o envolvimento destes com o processo orçamentário revela efeitos comportamentais e motivacionais. Conclusões: conclui-se que a participação no processo orçamentário pode refletir positivamente no desempenho gerencial, na medida em que é capaz de desencadear efeito motivacional intrínseco e favorecer comportamentos voltados ao compromisso com as metas orçamentárias.
Citação ABNT:
BERND, D. C.; BEUREN, I. M.; PAZETTO, C. F.; LAVARDA, C. E. F. Antecedentes do Compromisso com as Metas Orçamentárias. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 2, p. 1-19, 2022.
Citação APA:
Bernd, D. C., Beuren, I. M., Pazetto, C. F., & Lavarda, C. E. F. (2022). Antecedentes do Compromisso com as Metas Orçamentárias. Revista de Administração Contemporânea, 26(2), 1-19.
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022200018.en
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63666/antecedentes-do-compromisso-com-as-metas-orcamentarias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português