Hedge Accounting: International Financial Reporting Standards e Normas do Banco Central do Brasil Outros Idiomas

ID:
63677
Resumo:
Em 2008 foi anunciada a revisão do International Accounting Standard (IAS 39), segmentada em três etapas principais, a classificação e mensuração dos instrumentos financeiros, a introdução de uma nova metodologia para o cálculo de perda incorrida (impairment) e hedge accounting. Esse projeto resultou na publicação, em julho de 2014, da nova norma dos Instrumentos Financeiros, o IFRS 9. O objetivo deste estudo foi analisar os principais impactos trazidos pelo IFRS 9, frente aos normativos contábeis do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif), no que tange à contabilização de hedge accounting. Realizou-se uma análise comparativa dos normativos locais e internacionais e, de modo complementar, analisou-se o impacto da aplicação dos padrões contábeis internacionais nas demonstrações contábeis brasileiras em Generally Accepted Accounting Principles do Banco Société Générale do Brasil, com data-base de 30 de junho de 2017. Os resultados da pesquisa mostram que, com as alterações trazidas pelo IFRS 9, maior detalhamento das informações sobre o hedge accounting passou a ser exigido, o que impacta consideravelmente o conteúdo e o formato atual das notas explicativas. A análise das notas explicativas da instituição financeira revelou a necessidade de adequação quanto à forma de divulgação dos itens designados como instrumentos de hedge, separados por categoria de risco, e quanto ao formato requerido, apresentar um nível de detalhamento dos valores por categoria de risco para os tipos de hedge. Nesse sentido, o estudo tem como principal contribuição a demonstração de que os requerimentos locais das divulgações dos instrumentos financeiros precisam de adequações.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
IUDÍCIBUS, S.; LACANNA, A. P. C.; PEREIRA, J. E. A.; BEUREN, I. M. Hedge Accounting: International Financial Reporting Standards e Normas do Banco Central do Brasil. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 20, n. 1, p. 9-34, 2021.
Citação APA:
Iudícibus, S., Lacanna, A. P. C., Pereira, J. E. A., & Beuren, I. M. (2021). Hedge Accounting: International Financial Reporting Standards e Normas do Banco Central do Brasil. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 20(1), 9-34.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63677/hedge-accounting--international-financial-reporting-standards-e-normas-do-banco-central-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português