Efeito Mediador do Desempenho Inovador na Relação entre Aprendizagem, Capacidade de Inovação e Desempenho Organizacional Outros Idiomas

ID:
63679
Resumo:
Este estudo teve como objetivo verificar o efeito mediador do desempenho inovador (DI) na relação entre a capacidade de aprendizagem organizacional (CAO), a capacidade de inovação organizacional (CIO) e o desempenho organizacional (DO) na indústria têxtil do Estado de Santa Catarina (SC). Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa exploratória, com dados primários provindos de survey aplicado em 322 gestores do mesmo número de empresas. O tratamento multivariado dos dados foi realizado mediante análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados (PLS). Para testar a mediação foi utilizada a análise dos caminhos de Baron e Kenny (1986). Os resultados confirmaram o efeito mediador do desempenho inovador da relação entre CAO, CIO e desempenho organizacional. Dentre as contribuições teóricas deste artigo têm-se a proposição e validação de um modelo desenvolvendo argumentos a favor da CAO e da CIO para alavancar o desempenho inovador e organizacional em mercados emergentes como o brasileiro. Também o foco no setor têxtil, negligenciado pela literatura de inovação, por se tratar de uma indústria madura e de baixa intensidade tecnológica, mas altamente inovadora. A contribuição prática pretende auxiliar gestores e profissionais na análise dos vetores vinculados à geração de desempenho inovador e organizacional superiores, oportunizando a vantagem competitiva frente aos concorrentes. A contribuição social se relaciona ao benefício que o estudo da inovação outorga à sociedade, pois ela contribui com a evolução de produtos, organizações e crescimento econômico, oferecendo bases para novos empreendimentos, empregabilidade e qualidade de vida.
Citação ABNT:
CARMONA, L. J. M.; GOMES, G. Efeito Mediador do Desempenho Inovador na Relação entre Aprendizagem, Capacidade de Inovação e Desempenho Organizacional. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 20, n. 1, p. 63-88, 2021.
Citação APA:
Carmona, L. J. M., & Gomes, G. (2021). Efeito Mediador do Desempenho Inovador na Relação entre Aprendizagem, Capacidade de Inovação e Desempenho Organizacional. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 20(1), 63-88.
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.23355
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63679/efeito-mediador-do-desempenho-inovador-na-relacao-entre-aprendizagem--capacidade-de-inovacao-e-desempenho-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português