Interação Universidade-Empresa: Análise de Caso de Duas Universidades Brasileiras Outros Idiomas

ID:
63681
Resumo:
A universidade possui um histórico pautado na contribuição para avanço do conhecimento e da tecnologia no contexto socioeconômico de um país, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. O conhecimento gerado pelas pesquisas realizadas por alunos e pesquisadores pode ocasionar a interação com diferentes atores, entre eles as empresas, acarretando a transferência do conhecimento produzido na universidade para o mercado. Diante disso, este artigo teve como objetivo analisar de que forma ocorre a interação universidade-empresa a partir dos casos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O método utilizado possui abordagem qualitativa, de natureza exploratória, e caracteriza-se, em termos de delineamento, como um estudo de caso, possuindo como elementos duas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Para coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica e documental, adotou-se a entrevista semiestruturada realizada com gestores e pesquisadores das universidades. Na análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo, com o tratamento por meio do software NVivo®. Os principais resultados evidenciam que empresas e universidades necessitam compreender que é preciso atuar conjuntamente na pesquisa tecnológica colaborativa para que os recursos financeiros investidos pela iniciativa pública ou privada não somente sejam aceitos como artigos publicados em revistas científicas, mas também se transformem em inovações tecnológicas difundidas ao mercado.
Citação ABNT:
CHAIS, C.; GANZER, P. P.; MIRI, D. H.; MATTE, J.; OLEA, P. M. Interação Universidade-Empresa: Análise de Caso de Duas Universidades Brasileiras. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 20, n. 1, p. 109-132, 2021.
Citação APA:
Chais, C., Ganzer, P. P., Miri, D. H., Matte, J., & Olea, P. M. (2021). Interação Universidade-Empresa: Análise de Caso de Duas Universidades Brasileiras. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 20(1), 109-132.
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.23812
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63681/interacao-universidade-empresa--analise-de-caso-de-duas-universidades-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português