Altruístas são Ambientalmente Responsáveis e Materialistas são Ambientalmente Irresponsáveis? Uma Análise Sobre a Moderação da Desejabilidade Social e da Mediação da Consciência Ambiental

ID:
63736
Resumo:
Neste estudo, investigamos se o altruísmo e o materialismo podem explicar atitudes relacionadas ao menor impacto sobre o meio ambiente. O objetivo principal foi investigar o papel da consciência ambiental como uma variável mediadora entre o altruísmo e a responsabilidade ambiental, também se indivíduos materialistas podem manifestar responsabilidade ambiental por meio da desejabilidade social. Utilizando o modelo de equações estruturais, analisamos os dados de uma survey conduzida com 339 indivíduos. Os resultados apontaram que o altruísmo não tem relação direta com a irresponsabilidade ambiental, mas sim uma relação indireta com a responsabilidade ambiental, mediada pela consciência ambiental. Além de uma relação direta entre o materialismo e a irresponsabilidade ambiental, não encontramos relação direta com a responsabilidade ambiental, nem mesmo com a moderação da desejabilidade social. Este estudo mostra valores e atitudes que colaboram com comportamentos pró-ambientais, demonstrando a importância da consciência ambiental para que os indivíduos se engajem em ações favoráveis ao consumo sustentável.
Citação ABNT:
COSTA, T.; RAMOS, H.; VILS, L.; CUNHA, J. Altruístas são Ambientalmente Responsáveis e Materialistas são Ambientalmente Irresponsáveis? Uma Análise Sobre a Moderação da Desejabilidade Social e da Mediação da Consciência Ambiental. Brazilian Business Review, v. 18, n. 5, p. 585-604, 2021.
Citação APA:
Costa, T., Ramos, H., Vils, L., & Cunha, J. (2021). Altruístas são Ambientalmente Responsáveis e Materialistas são Ambientalmente Irresponsáveis? Uma Análise Sobre a Moderação da Desejabilidade Social e da Mediação da Consciência Ambiental. Brazilian Business Review, 18(5), 585-604.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2021.18.5.6
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63736/altruistas-sao-ambientalmente-responsaveis-e-materialistas-sao-ambientalmente-irresponsaveis--uma-analise-sobre-a-moderacao-da-desejabilidade-social-e-da-mediacao-da-consciencia-ambiental/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português