Análise Interativa Qualitativa: Uma Contribuição Metodológica para Pesquisas em Sustentabilidade Outros Idiomas

ID:
63789
Resumo:
Este estudo discute a utilização do método Interactive Qualitative Analysis (IQA) para operacionalização de uma pesquisa que investigou a adoção de estratégias de valor compartilhado em empresas de grande porte. Os estudos em sustentabilidade lidam com problemas complexos que requerem abordagens metodológicas interdisciplinares e sistêmicas. O método IQA oferece uma abordagem sistêmica e estruturada para a coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. Tanto quanto possível, busca-se diminuir os vieses do pesquisador, posto que os constituintes do estudo são os responsáveis por interpretar os dados, enquanto é reservado ao pesquisador um papel de facilitador do processo de análise. O que diferencia o IQA de outras formas de investigação qualitativa é que ele fornece um roteiro com procedimentos metodológicos transparentes e rastreáveis. A sistematização dos protocolos, o rigor metodológico, e as múltiplas fontes de coleta e análise de da dos sugerem que o IQA é um método adequado para estudos na temática da sustentabilidade, com potencial de contribuir para uma literatura ainda em construção. O artigo agrega valor à prática acadêmica pois, mediante uma abordagem inovadora, oferece uma discussão aprofundada sobre a utilização do IQA em pesquisas relacionadas à sustentabilidade A rastreabilidade metodológica do IQA permite que outros pesquisado res possam investigar o mesmo fenômeno em contextos diferentes ou, ainda, em um mesmo contexto envolvendo outros constituintes.
Citação ABNT:
TOMMASO, S. F. N.; RODRIGUES, I.; PINSKY, V. C. Análise Interativa Qualitativa: Uma Contribuição Metodológica para Pesquisas em Sustentabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 280-302, 2021.
Citação APA:
Tommaso, S. F. N., Rodrigues, I., & Pinsky, V. C. (2021). Análise Interativa Qualitativa: Uma Contribuição Metodológica para Pesquisas em Sustentabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, 22(2), 280-302.
DOI:
10.13058/raep.2021.v22n2.2019
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63789/analise-interativa-qualitativa--uma-contribuicao-metodologica-para-pesquisas-em-sustentabilidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português