Cultivando as Sementes da Educação para Sustentabilidade: Regime de Informação na IES Pública Brasileira Outros Idiomas

ID:
63790
Resumo:
Vivemos atualmente sob o Antropoceno, período em que os seres humanos têm gerado impactos na natureza correspondentes a uma força geológica capaz de modificar os parâmetros biofísicos do planeta, afetando sua sustentabilidade. O conhecimento é condição para a emancipação, e os cidadãos com conhecimento sobre sustentabilidade poderão influenciar as decisões políticas e a sociedade a esse respeito. Espera-se que as universidades forneçam ferramentas para compreender as questões ambientais sob uma perspectiva mais holística, em vez de depender de abordagens tradicionais reducionistas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional Científica Tecnológica (RFEPCT) com as questões ambientais relevantes levantadas pelo Antropoceno. Além disso, a abordagem do ‘Regime de Informação’ foi selecionada para identificar fatores que podem contribuir ou influenciar sua composição e as relações de poder de informação. Os resultados mostram que as ações dos membros do RFEPCT são realizadas de forma isolada, necessitando de um elemento que integre as informações e articule efetivamente suas redes sociais. A prioridade dos gestores foi motivada principalmente por questões econômicas ou por regulamentações da Administração Pública. Este estudo apresenta um mapeamento original e exclusivo dos elementos do regime de informação RFEPCT e apresenta uma perspectiva sobre a Agenda Ambiental da IES como contribuição.
Citação ABNT:
MARUYAMA, U.; ISSBERNER, L.; PRADO, P. Cultivando as Sementes da Educação para Sustentabilidade: Regime de Informação na IES Pública Brasileira. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 303-303, 2021.
Citação APA:
Maruyama, U., Issberner, L., & Prado, P. (2021). Cultivando as Sementes da Educação para Sustentabilidade: Regime de Informação na IES Pública Brasileira. Administração: Ensino e Pesquisa, 22(2), 303-303.
DOI:
10.13058/raep.2021.v22n2.1978
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63790/cultivando-as-sementes-da-educacao-para-sustentabilidade--regime-de-informacao-na-ies-publica-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português