Crowdlearning: Estratégia Frente aos Desafios de Aprendizado no Ensino Superior Outros Idiomas

ID:
63791
Autores:
Resumo:
Este artigo tem como objetivos compreender as principais dificuldades de aprendizado por parte de alunos do ensino superior na modalidade EaD e discutir a viabilidade operacional de uma plataforma de crowdlearning a partir da perspectiva da dinâmica de interação. Realizou-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas individuais junto a um grupo de gesto res de cursos na modalidade EaD de universidades públicas e privadas no País selecionados de maneira não-aleatória. A pesquisa revelou que as dificuldades vivenciadas pelos estudantes têm múltiplas influências, sobretudo a deficiência educacional estrutural, i.e., habilidades de leitura e interpretação de texto, cálculos de baixa e média complexidade e também aspectos atitudinais como a autonomia e a autodisciplina. Reconheceu-se também a viabilidade da contribuição dos princípios da economia colaborativa no aprendizado desses estudantes mediante a interação, cooperação e colaboração de discentes, docentes e outros participantes; são, assim, especificadas as condições para a operação de uma plataforma de crowdlearning como ferramenta de auxílio ao aprendizado de alunos nesse contexto. Esta pesquisa inova ao relacionar crowdlearning aos desafios de aprendizado no ensino superior brasileiro, revelando, como contribuição à literatura, pontos críticos de contato entre as duas questões. Em termos práticos, além de difundir os princípios da economia colaborativa aplicados ao aprendizado, o artigo discute e traz direcionamentos à aplicação do crowdlearning em IESs particulares, considerando desafios estruturais, cognitivos e operacionais ao aprendizado no ensino superior
Citação ABNT:
Crowdlearning: Estratégia Frente aos Desafios de Aprendizado no Ensino Superior. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 344-362, 2021.
Citação APA:
(2021). Crowdlearning: Estratégia Frente aos Desafios de Aprendizado no Ensino Superior. Administração: Ensino e Pesquisa, 22(2), 344-362.
DOI:
10.13058/raep.2021.v22n2.1994
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63791/crowdlearning--estrategia-frente-aos-desafios-de-aprendizado-no-ensino-superior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português