O Impacto da Meritocracia em Empresas de Logística Durante Crises Econômicas Outros Idiomas

ID:
63968
Resumo:
Finalidade: a meritocracia e incentivos à inovação são instrumentos na busca por eficiência e aumento de produtividade. O objetivo desse trabalho é demonstrar a correlação entre meritocracia e ganho de produtividade que uma rede de franquias apresentou em um ano de crise econômica no Brasil. Desenho/metodologia/abordagem: o método de abordagem qualitativa e quantitativa dessa pesquisa usou da experimentação, com base em entrevistas, observação e análise de dados. Dois grupos de empresas, que totalizaram 92 empresas e 746 profissionais participaram da pesquisa. Constatações: a gestão com base em reconhecimento e recompensa aos funcionários de um grupo de empresas mostrou um aumento de produtividade de até 25% em um ano de recessão da economia. No mesmo período, outro grupo de empresas do mesmo negócio, mas sem um sistema de remuneração com base em meritocracia obteve queda de 9%. Limitações/implicações da pesquisa: esse trabalho sofreu por limitações quanto a influência da economia local de cada franquia nos resultados, impactando nas comparações dos grupos que participaram da pesquisa experimental. Implicações práticas: empresas de logística podem utilizar esse trabalho para definir um modelo meritocrático que incentive colaboradores a buscar inovação em processos e contribuir para um melhor desempenho operacional. Implicações sociais: a logística tem forte impacto na competitividade das empresas, da indústria ao comércio. Esse trabalho oferece visibilidade da influência da produtividade em empresas de logística na cadeia de abastecimento. Originalidade/valor: esse trabalho contribui para a análise da influência da meritocracia na gestão de pessoas, especialmente em momento de crises econômicas.
Citação ABNT:
SOUZA, F. L.; TORRES JUNIOR, A. S. The Impact Of Meritocracy On Logistics Companies During Economic Crises. Revista de Administração da UFSM, v. 14, n. 3, p. 674-692, 2021.
Citação APA:
Souza, F. L., & Torres Junior, A. S. (2021). The Impact Of Meritocracy On Logistics Companies During Economic Crises. Revista de Administração da UFSM, 14(3), 674-692.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465953208
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/63968/o-impacto-da-meritocracia-em-empresas-de-logistica-durante-crises-economicas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês