A vaidade feminina enquanto nicho de mercado: uma análise da mulher empreendedora pela oportunidade e exploração do segmento de salão de beleza

ID:
64164
Resumo:
O empreendedorismo é um fenômeno ascendente no Brasil. Estatísticas demonstram que entre os anos 2001 a 2011 as mulheres empreenderam mais que os homens; portanto diante deste notável crescimento despertou-se o interesse em fazer um estudo sobre o perfil da mulher empreendedora de Nova Esperança – Paraná, que atua no segmento do mercado de beleza. O objetivo foi investigar o perfil da mulher empreendedora que explora a vaidade feminina enquanto nicho de mercado. A pesquisa foi realizada através da análise das entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 mulheres que optaram pela oportunidade de criar seus próprios negócios, tornando-se empreendedoras. Assuntos como o empreendedorismo no contexto global e brasileiro; ideia e oportunidade; o empreendedor e a mulher empreendedora; e o mercado de beleza são discutidos para sustentar teoricamente as discussões aqui apresentadas. A análise de conteúdo foi utilizada para avaliar qualitativamente os dados coletados. Os resultados apontam que as mulheres empreendedoras apresentam um perfil semelhante, destacando-se a capacidade empreendedora, a paixão pelo que fazem, a criatividade e aperfeiçoamento nos negócios, a capacidade de conciliar trabalho e família, a necessidade de ter renda própria, a vontade de evolução constante e a pouca idade das mulheres que estão ingressando no mercado através de ações empreendedoras.
Citação ABNT:
GELAIN, I. A.; OLIVEIRA, E. C. A vaidade feminina enquanto nicho de mercado: uma análise da mulher empreendedora pela oportunidade e exploração do segmento de salão de beleza. Caderno de Administração, v. 22, n. 2, p. 31-46, 2014.
Citação APA:
Gelain, I. A., & Oliveira, E. C. (2014). A vaidade feminina enquanto nicho de mercado: uma análise da mulher empreendedora pela oportunidade e exploração do segmento de salão de beleza. Caderno de Administração, 22(2), 31-46.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/64164/a-vaidade-feminina-enquanto-nicho-de-mercado--uma-analise-da-mulher-empreendedora-pela-oportunidade-e-exploracao-do-segmento-de-salao-de-beleza/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português