Um estudo sobre a atuação da Auditoria Interna na detecção de fraudes nas empresas do setor privado no Estado de São Paulo Outros Idiomas

ID:
6468
Resumo:
A Auditoria Interna é a especialização contábil voltada a testar a eficácia dos controles operacionais e contábeis implantados pela administração, com a finalidade de coibir os processos de erros e fraudes nas organizações. Atualmente a grande quantidade de escândalos fraudulentos na área contábil e financeira das empresas leva à uma reflexão do papel e da eficácia deste departamento nos processos de detecção de fraudes. Salienta-se que as fraudes podem ocorrer no ambiente contábil, financeiro, de controle interno e ético. Desta forma, o artigo propõe uma pesquisa empírica a fim de constatar a eficácia da Auditoria Interna nos processos de detecção de fraudes. Concluindo, o artigo enfatiza a importância das ferramentas e procedimentos de auditoria nos trabalhos de detecção de fraudes, bem como a eficácia dos auditores internos neste tipo de trabalho.
Citação ABNT:
PEREIRA, A. C.; NASCIMENTO, W. S. Um estudo sobre a atuação da Auditoria Interna na detecção de fraudes nas empresas do setor privado no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 7, n. 19, p. 46-56, 2005.
Citação APA:
Pereira, A. C., & Nascimento, W. S. (2005). Um estudo sobre a atuação da Auditoria Interna na detecção de fraudes nas empresas do setor privado no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 7(19), 46-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6468/um-estudo-sobre-a-atuacao-da-auditoria-interna-na-deteccao-de-fraudes-nas-empresas-do-setor-privado-no-estado-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português