A importância da literatura cinzenta disponível na internet para as áreas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas Outros Idiomas

ID:
6472
Resumo:
Este trabalho analisa as principais características da literatura cinzenta, avaliando o uso de algumas das fontes potencialmente úteis para os docentes e discentes das áreas de administração de empresas e ciências contábeis, além de considerar novas formas de difusão do conhecimento científico propiciado pelos open-archives, pre-prints e open-access. Apesar de restrições manifestadas pela comunidade acadêmica quanto ao uso desse tipo de referência, em muitos casos, ela constitui a única fonte primária de informação disponível sobre determinados temas, ampliando sua importância para as ciências sociais aplicadas. Adicionalmente, há que se considerar que as facilidades propiciadas pela Internet têm levado a um crescimento do uso de referências não convencionais, especialmente sob a forma de relatórios, estudos setoriais e evolução de índices e indicadores, ajudando a fundamentar análises e trabalhos acadêmicos. Verifica-se também que textos, apresentações e interações eletrônicas com grupos e fóruns on-line de debate têm possibilitado uma troca profícua de informações, colaborando de maneira significativa para a evolução do conhecimento em ciências contábeis e administração de empresas. Essas formas de difusão também são analisadas neste trabalho.
Citação ABNT:
MARTINS, G. A.A importância da literatura cinzenta disponível na internet para as áreas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 20, p. 13-22, 2006.
Citação APA:
Martins, G. A.(2006). A importância da literatura cinzenta disponível na internet para as áreas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 8(20), 13-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6472/a-importancia-da-literatura-cinzenta-disponivel-na-internet-para-as--areas-de-ciencias-contabeis-e-administracao-de-empresas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português