Competências de professores: um fator competitivo Outros Idiomas

ID:
6475
Resumo:
O objetivo dessa pesquisa foi o de verificar se a função Recursos Humanos das universidades privadas brasileiras estimula o desenvolvimento das competências do professor necessário para aumentar a competitividade das mesmas. A pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de entrevistas com principais executivos das universidades. Uma outra pesquisa quantitativa foi desenvolvida por meio de um questionário fechado e auto-aplicável em 282 professores. A análise fatorial gerou algumas categorias de competências do professor. Os resultados revelaram que os professores reconhecem as competências necessárias para o exercício da docência, por outro lado, as universidades não percebem as ações e práticas de Recursos Humanos que facilitam o desenvolvimento dessas competências, propiciando um diferencial competitivo no ambiente acadêmico.
Citação ABNT:
HANASHIRO, D. M. M.; NASSIF, V. M. J. Competências de professores: um fator competitivo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 20, p. 45-56, 2006.
Citação APA:
Hanashiro, D. M. M., & Nassif, V. M. J. (2006). Competências de professores: um fator competitivo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 8(20), 45-56.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6475/competencias-de-professores--um-fator-competitivo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português