Práticas de Gestão de Custos adotadas por empresas estabelecidas nas regiões Noroeste e Oeste do Estado do Paraná Outros Idiomas

ID:
6493
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as práticas de gestão de custos adotadas pelas empresas, no contexto de sua aceitação como necessárias ao atual ambiente de mercado. O estudo circunscreve-se às transformações ocorridas no ambiente de negócios nas últimas décadas, bem como às novas e/ou aperfeiçoadas práticas de gestão de custos. Entre tais práticas destaca-se o custeio e a gestão baseada em atividades, o custo da qualidade, o custo-alvo, o custeio do ciclo de vida e a análise da cadeia de valor, defendidas por alguns autores como as mais adequadas ao novo ambiente. São examinados os conceitos e justificativas que envolvem tais práticas de gestão de custo, sob um prisma crítico, confrontando as opiniões de diversos pesquisadores. Classificado como de natureza descritiva e exploratória, o estudo está fundamentado em uma pesquisa efetuada em 38 empresas de médio e grande porte, situadas nas regiões Oeste e Noroeste do estado do Paraná, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas no período de setembro a dezembro de 2005. Para análise, utilizou-se da estatística descritiva. Como conclusão tem-se que as novas e/ou aperfeiçoadas práticas de gestão de custos não têm merecido a devida atenção por parte das empresas pesquisadas, contrariando o enfatizado pela literatura. Para os entrevistados, isso ocorre, dentre outros fatores, pelo não conhecimento de tais práticas, pela baixa relação custo-benefício para sua implantação e pela predominante preferência pelo aprimoramento das práticas convencionais.
Citação ABNT:
RECKZIEGEL, V.; SOUZA, M. A.; DIEHL, C. A. Práticas de Gestão de Custos adotadas por empresas estabelecidas nas regiões Noroeste e Oeste do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 9, n. 23, p. 14-27, 2007.
Citação APA:
Reckziegel, V., Souza, M. A., & Diehl, C. A. (2007). Práticas de Gestão de Custos adotadas por empresas estabelecidas nas regiões Noroeste e Oeste do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 9(23), 14-27.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6493/praticas-de-gestao-de-custos-adotadas-por-empresas-estabelecidas-nas-regioes-noroeste-e-oeste-do-estado-do-parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português