Panorama das políticas públicas e estratégias para desenvolvimento da captura e armazenamento de carbono: reflexões para o Brasil Outros Idiomas

ID:
65072
Resumo:
Objetivo: Examinar quais políticas públicas e estratégias de financiamento podem estimular a mitigação das emissões de GEE por meio do CCS e refletir sobre o uso desta tecnologia pelo Brasil. Metodologia: A abordagem da pesquisa foi qualitativa, exploratória e descritiva, baseada na análise documental e bibliográfica sobre o tema. Relevância: A captura e armazenamento de carbono (Carbon Capture and Storage - CCS) é uma tecnologia emergente com a finalidade de reduzir os gases de efeito estufa (GEE) da atmosfera e, assim, mitigar as mudanças climáticas. Existe uma necessidade de planejamento governamental para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris, contexto no qual o uso do CCS pode ser avaliado enquanto estratégia para o país. Resultados: Os resultados mostraram que a viabilidade de projetos de CCS, na maioria das vezes, está atrelada a uma forte política pública de apoio à tecnologia e que, portanto, possivelmente dependerá da vontade política do governo para que sejam implementados em larga escala. Contribuições: Análise de possíveis caminhos para o financiamento de CCS no Brasil, examinando, também, possíveis associações entre esta tecnologia e alguns setores brasileiros, como petróleo e gás, bioenergia e cimento. Conclusão: No Brasil, embora atualmente o CCS esteja exclusivamente associado ao setor de petróleo e gás, esta tecnologia pode ser considerada para outros setores como forma de cumprimento das NDCs brasileiras.
Citação ABNT:
NETTO, A. L. A.; ALVES, V. H.; PEYERL, D.; JACOBI, P. R.; SANTOS, E. M. D. Panorama das políticas públicas e estratégias para desenvolvimento da captura e armazenamento de carbono: reflexões para o Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 1-22, 2021.
Citação APA:
Netto, A. L. A., Alves, V. H., Peyerl, D., Jacobi, P. R., & Santos, E. M. D. (2021). Panorama das políticas públicas e estratégias para desenvolvimento da captura e armazenamento de carbono: reflexões para o Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 10(1), 1-22.
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v10i1.19305
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/65072/panorama-das-politicas-publicas-e-estrategias-para-desenvolvimento-da-captura-e-armazenamento-de-carbono--reflexoes-para-o-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português