Mecanismos de governança e processos de sucessão: um estudo sobre a influência dos elementos da governança corporativa na orientação do processo sucessório em uma empresa familiar Outros Idiomas

ID:
6563
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar a forma pela qual o desenvolvimento de estruturas e mecanismos de governança corporativa influenciam a orientação da sucessão e a mediação de conflitos entre a família, a propriedade e a gestão em uma empresa familiar. Partiu-se da construção de um panorama teórico focado na análise dos estudos sobre empresas familiares, governança e sucessão empresarial. Foram considerados fatores tangíveis, como alterações na estrutura de propriedade, e intangíveis, como alterações na dinâmica de relações de poder e da esfera de influência da família. As evidências empíricas foram levantadas a partir do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas com membros da família proprietária, representantes do Conselho de Administração de uma empresa do setor têxtil, localizada no estado de Minas Gerais. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à técnica de análise temática do conteúdo das entrevistas e os resultados indicam que a empresa estudada apresenta um considerável avanço no sentido de implementar mecanismos de governança que contemplem as dimensões da família, da propriedade e da gestão, auxiliando a empresa a estruturar os futuros processos de sucessão, bem como a mediar os conflitos de interesses naturalmente existentes entre os diversos stakeholders envolvidos.
Citação ABNT:
BERTUCCI, J. L. O.; SILVA, E. ?.; PIMENTEL, T. D.; PEREIRA, R. D. Mecanismos de governança e processos de sucessão: um estudo sobre a influência dos elementos da governança corporativa na orientação do processo sucessório em uma empresa familiar. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 31, p. 152-167, 2009.
Citação APA:
Bertucci, J. L. O., Silva, E. ?., Pimentel, T. D., & Pereira, R. D. (2009). Mecanismos de governança e processos de sucessão: um estudo sobre a influência dos elementos da governança corporativa na orientação do processo sucessório em uma empresa familiar. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 11(31), 152-167.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6563/mecanismos-de-governanca-e-processos-de-sucessao--um-estudo-sobre-a-influencia-dos-elementos-da-governanca-corporativa-na-orientacao-do-processo-sucessorio-em-uma-empresa-familiar/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português