Impacto da crise do subprime na provisão do risco de crédito dos maiores bancos nacionais Outros Idiomas

ID:
6570
Resumo:
As instituições financeiras estão diretamente expostas ao risco de crédito, que é o risco de o tomador não cumprir com suas obrigações, ou seja, com o pagamento das dívidas nos seus prazos estabelecidos. Para tanto, os bancos fazem as provisões para este tipo de risco, que constam de seus balanços. Em 2006/2007 houve o impacto de uma nova crise financeira que se espalhou pelo mundo, conhecida como a crise do subprime. O objetivo deste estudo é analisar se as provisões para risco de crédito aumentaram após o início da crise do subprime nos dez maiores bancos nacionais, selecionados de acordo com os seus ativos totais. Para responder a essa questão, foram analisados os balanços patrimoniais de cada um desses bancos no período de 2005 a 2007. Esta pesquisa se caracteriza, quanto aos objetivos, como descritiva e, quanto aos procedimentos, como documental. Quanto à abordagem, caracteriza-se como qualitativa. Os resultados apontam que a crise do subprime gerou pouco impacto na provisão dos riscos de crédito das instituições analisadas. Identificou-se um ligeiro aumento nos índices de provisão no auge da crise em 2006. Em 2007 esses percentuais diminuíram, provavelmente devido à estabilidade econômica do país e da estagnação da crise do subprime naquele ano, pelo menos em seu reflexo no Brasil.
Citação ABNT:
TOLEDO FILHO, J. R.; KROENKE, A.; SÖTHE, A. Impacto da crise do subprime na provisão do risco de crédito dos maiores bancos nacionais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 32, p. 248-259, 2009.
Citação APA:
Toledo Filho, J. R., Kroenke, A., & Söthe, A. (2009). Impacto da crise do subprime na provisão do risco de crédito dos maiores bancos nacionais. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 11(32), 248-259.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6570/impacto-da-crise-do-subprime-na-provisao-do-risco-de-credito-dos-maiores-bancos-nacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português