Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação Outros Idiomas

ID:
6578
Resumo:
Administrar um cenário de demanda variável é particularmente desafiador em uma empresa de serviços, pois geralmente essas empresas possuem uma maior parcela de custos fixos. O artigo estuda como uma empresa prestadora de serviços administra sua variabilidade de demanda e a relação com a lucratividade da organização. Além disso, buscou-se levantar quais alternativas são utilizadas para minimizar o impacto de uma demanda variável na rentabilidade da empresa. Para isso, foi realizado um estudo de caso único, com uma empresa brasileira prestadora de serviços de tecnologia da informação. O estudo sugere que alternativas como a subcontratação de terceiros para cobrir picos de demanda pode ter benefícios apenas no curto prazo, derrubando a lucratividade da empresa em períodos mais longos. Algumas opções são levantadas, como a internacionalização de funcionários e o investimento na formação de mão-de-obra própria.
Citação ABNT:
RIBEIRO, R.; CASAS, A. L. L.; NIZA, R. C.; GUEDES, R. M. Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 33, p. 351-366, 2009.
Citação APA:
Ribeiro, R., Casas, A. L. L., Niza, R. C., & Guedes, R. M. (2009). Demanda variável e lucratividade em empresas prestadoras de serviços: um estudo de caso no setor de tecnologia da informação. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 11(33), 351-366.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6578/demanda-variavel-e-lucratividade-em-empresas-prestadoras-de-servicos--um-estudo-de-caso-no-setor-de-tecnologia-da-informacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português