Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma Abordagem Não Linear Outros Idiomas

ID:
6638
Resumo:
O presente estudo objetiva identificar o efeito não linear de dimensões antecedentes da qualidade percebida pelos alunos de um curso de graduação em Administração. A pesquisa utilizou um questionário estruturado, elaborado a partir da revisão de literatura, aplicado a 622 alunos do curso de administração da Universidade Regional de Blumenau. Para tratamento dos dados empregou-se o software SPSS 14.0. Realizou-se a análise fatorial que resultou em quinze fatores. Para identificação da influência não linear, realizou-se a regressão stepwise. Os atributos foram classificados conforme o modelo Kano por meio do Penalty and Reward Contrast Analysis (PRC). Os resultados demonstram que as dimensões aplicabilidade do conteúdo, aprendizagem percebida e atitude dos professores podem ser consideradas como unidimensionais. As dimensões método de ensino, atitude do coordenador, grade curricular, integração na vida acadêmica e infraestrutura do campus podem ser consideradas como atrativas. Já imagem social da IES, confiança nas pessoas e na IES, atividades extracurriculares, nível de exigência e acesso à infraestrutura podem ser enquadradas como obrigatórias. As dimensões de maior impacto na qualidade percebida, quando apresentam desempenho superior à média, são: aplicabilidade do conteúdo das disciplinas, métodos de ensino utilizados e atitude do coordenador. Já as dimensões que apresentam maior impacto, quando possuem desempenho inferior à média, são: imagem social da IES, aplicabilidade do conteúdo das disciplinas, confiança na IES. Verifica-se que as dimensões de maior impacto positivo estão relacionadas diretamente ao curso, enquanto as que têm maior impacto negativo estão relacionadas a aspectos mais gerais da IES (exceto pela aplicabilidade do conteúdo).
Citação ABNT:
TONTINI, G.; WALTER, S. A. Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma Abordagem Não Linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 13, n. 40, p. 264-280, 2011.
Citação APA:
Tontini, G., & Walter, S. A. (2011). Antecedentes da Qualidade Percebida de um Curso de Administração: uma Abordagem Não Linear. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 13(40), 264-280.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6638/antecedentes-da-qualidade-percebida-de-um-curso-de-administracao--uma-abordagem-nao-linear/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALVES, H. M. B. As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.

ALVES, H. M. B. Uma abordagem de marketing à satisfação do aluno no ensino universitário público: índice, antecedentes e consequências. 2003. 285 f. Tese (Doutorado em Gestão) - Programa de Doutoramento em Gestão, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2003.

ALVES, H. M. B.; RAPOSO, M. O Marketing nas universidades: um estudo exploratório sobre a satisfação dos alunos como clientes no ensino superior. Revista Portuguesa de Marketing, Porto, v. 3, n. 8, p. 67-80, 1999.

ANDERSON, E. W.; MITTAL, V. Strengthening the satisfaction-proflt chain. Journal of Service Research, Thousand Oaks, v. 3, n. 2, p. 107-120, 2000.

AUDRAIN-PONTEVIA, A. F. A study of the attributes - overall satisfaction links for a service. In: CONFERENCE DE AUSTRALIAN AND NEW ZEALAND MARKETING ACADEMY, 1., 2004, Wellington. Proceedings ... New Zealand: Victoria University of Wellington, 2004.

BERRY, L. L.; PARASURAMAN, A. Serviços de marketing: competindo através da qualidade. São Paulo: Maltese, 1992.

BRANDT, R. D. A procedure for identifying value-enhancing service components using customer satisfaction survey data. In: SURPRENANT, C. (Ed.). Add value to your service. Chicago: American Marketing Association. 1987. p. 61-65.

BROWNE, B. et al. Student as customers: factors affecting satisfaction and assessments of institutional quality. Journal of Marketing for Higher Education, Binghamton, v. 8, n. 3, p. 1-14, 1998.

CHEN, T.; LEE, Y. Kano two-dimensional quality model and important-performance analysis in the student's dormitory service quality evaluation in Taiwan. Journal of American Academy of Business, Hollywood, n. 9, v. 2, p. 324-330, 2006.

CHEUNG, C. M. K.; LEE, M. K. O. The asymmetric effect of website attribute performance on satisfaction: an empirical study. In: HAWAI INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 37., 2005, Big Island, USA. Proceedings ... Washington, DC: IEEE Computer Society, 2005.

FUCHS, M.; WEIERMAIR, K. Destination benchmarking: an indicator system's potential for exploring guest satisfaction. Journal of Travel Research, Thousand Oaks, v. 42, n. 3, p. 212- 225, Feb. 2004.

GONÇALVES, C. F. F. Qualidade do serviço da universidade pública: uma avaliação perceptiva. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2003, Bauru. Anais... Bauru: [s.n. ], 2003. p. 1-9.

GUOLLA, M. Assessing the teaching quality to student satisfaction relationship: applied customer satisfaction research in the classroom. Journal of Marketing Theory and Practice, Armonk, v. 7, n. 3, p. 87-98, 1999.

KANO, N. et al. Attractive quality and must-be quality. The Journal of the Japanese Society for Quality Control, [S. l], v. 14, n. 2, p. 39-48, abr. 1984.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MAINARD ES, E. W.; DOMINGUES, M. J. C. S. Qualidade de cursos de administração e instituições de ensino superior em Joinville - SC: um estudo sobre fatores relacionados ao mercado de trabalho na percepção dos alunos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 12, n. 35, p. 208-223, abr./jun. 2010.

MAINARD ES, E. W.; DOMINGUES, M. J. C. S.; DESCHAMPS, M. Avaliação da qualidade nos serviços educacionais das instituições de ensino superior de Joinville, SC. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 17-32, jan./mar. 2009.

MARKS, R. B. Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 108-119, Aug. 2000.

MARTILLA, J. A.; JAMES, J. C. Importanceperformance analysis. Journal of Marketing, Chicago, v. 41, n. 1, p. 77-79, 1977.

MARZO-NAVARRO, M.; PEDRAJA-IGLESIAS, M.; RIVERA-TORRES, M. P. Measuring customer satisfaction in summer courses. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 13, n. 1, p. 56-65, 2005.

MATZLER, K. et al. The asymmetric relationship between attribute-level performance and overall customer satisfaction: a reconsideration of the importance-performance analysis. Industrial Marketing Management, New York, v. 33, n. 4, p. 271-277, 2004.

MATZLER, K.; SAUERWEIN, E. The factor structure of customer satisfaction. An empirical test of the importance grid and the penaltyreward-contrast analysis. International Journal of Service Industry Management, Bradford, v. 13, n. 2, p. 314-332,2002.

OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. ; BERRY, L. Servqual: a multi-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, Greenwich, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. Refinement and reassessment of the SERVQUAL scale. Journal of Retailing, Greenwich, v. 67, n. 4, p. 420-450, 1991.

PICOLO, J. D.; TONTINI, G. Análise do contraste da penalidade e da recompensa (PRC): identificando oportunidades de melhoria em um serviço. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais ... Rio de Janeiro: ANPAD, 2006.

SAUERWEIN, E. The Kano model: how to delight your customers. In: INTERNATIONAL WORKING SEMINAR ON PRODUCTION ECONOMICS, 9., 1996, Innsbruck Proceedings ... Innsbruck, 1996. v. 1, p. 313-327.

SLACK, N. The importance-performance matrix as a determinant of improvement priority. International Journal of Operations & Production Management, Bradford, v. 14, n. 5, p. 59-75, May. 1994.

TING, S. C.; CHEN, C. N. The asymmetrical and non-linear effects of store quality attributes on customer satisfaction. Total Quality Management, Abingdon, v. 13, n. 14, p. 547-569, 2002.

TONTINI, G. Como identificar atributos atrativos e obrigatórios para o consumidor. Revista de Negócios, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 19-28, 2003.

TONTINI, G. Determining the degree of satisfaction of customer requirements: a modified Kano method. California Journal of Operations Management, Turlock, v. 1, n. 1, p. 95-103, 2003.

TONTINI, G.; SANT'ANA,A. J. Identiflcação de atributos críticos de satisfação em vídeo locadoras através da análise competitiva do gap de melhoria. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS, 9, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

TONTINI, G.; SILVEIRA, A. Identification of critical attributes of success in products and services: an alternative to importance - performance analysis. In: BUSINESS ASSOCIATION OF LATIN AMERICAN STUDIES, 2005, Madrid. Proceedings... Madrid: Instituto de Empresa, 2005. p. 1-15.

TSCHOHL, J.; FRANZMEIER, S. A satisfação do cliente. Traduzido por Anna Terzi Giova, São Paulo: Makron Books, 1996.

WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. 2006.

WALTER, S. A.; TONTINI, G.; DOMINGUES, M J C de S. Identiflcando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005.