Turismo religioso em Lunardelli, no Vale do Ivaí: uma análise socioeconômica e da pandemia por covid-19 Outros Idiomas

ID:
66456
Resumo:
A motivação principal para o turismo religioso está ligada a espiritualidade, mas pessoas não religiosas também praticam esta modalidade do turismo, pela busca de novas experiências e conhecimento. Lunardelli é um município novo e pequeno, localizado na região do Vale do Ivaí, no Paraná. Antes da pandemia da Covid-19, estava recebendo um aumento no fluxo de visitantes por conta do Santuário Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das causas impossíveis. O município se destaca como um importante destino de turismo religioso, certificado como a Capital Paranaense da Fé. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo analisar os impactos socioeconômicos do turismo religioso e alguns desses impactos causados pela pandemia na atividade turística do município. Nesta pesquisa qualitativa foi realizada a análise bibliográfica e pesquisas de campo com visitas técnicas para a coleta de dados. Isso ocorreu antes e durante a pandemia, sendo possível tecer algumas considerações nas áreas de meio ambiente, planejamento urbano, cultura e economia. Desse modo podemos constatar que, por conta da importância do turismo no município, é preciso solucionar os principais problemas decorrentes da atividade, já que o turismo religioso se iniciou de forma desordenada. Com o devido planejamento, espera-se a continuidade das ações implementadas pelo setor público, pelo Santuário e pela iniciativa privada, com o retorno pleno das atividades pós-vacina.
Citação ABNT:
D’ANTONIO, G. C. Q.; DOMINGOS, F. O. Turismo religioso em Lunardelli, no Vale do Ivaí: uma análise socioeconômica e da pandemia por covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 10, n. 1, p. 76-93, 2022.
Citação APA:
D’antonio, G. C. Q., & Domingos, F. O. (2022). Turismo religioso em Lunardelli, no Vale do Ivaí: uma análise socioeconômica e da pandemia por covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, 10(1), 76-93.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n1ID25387
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/66456/turismo-religioso-em-lunardelli--no-vale-do-ivai--uma-analise-socioeconomica-e-da-pandemia-por-covid-19/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português