O teleatendimento como estratégia de fortalecimento da atenção primária à saúde e a pandemia pela covid-19: um relato de experiência do município de Belo Horizonte Outros Idiomas

ID:
66617
Resumo:
A pandemia da COVID-19 impôs desafios para o acesso e a continuidade da oferta de cuidados aos usuários na Atenção Primária à Saúde (APS). Uma das estratégias propostas pelo município de Belo Horizonte foi a telessaúde, que consiste na utilização de recursos tecnológicos, como os atendimentos por áudio-vídeo, para a oferta de serviços de saúde. O objetivo deste artigo é apresentar a experiência da estruturação do teleatendimento na APS de Belo Horizonte, no contexto da pandemia. Como metodologia utilizou-se o relato de experiência. Foram apresentados processos estruturantes e aspectos de destaque na oferta dessa modalidade. Dois grandes grupos beneficiados, inicialmente, com o teleatendimento e telemonitoramento foram os usuários com condições crônicas e os casos suspeitos de COVID-19. Embora tenham sido identificados desafios e aspectos que necessitam de maior atenção, investimento e readequações, os resultados alcançados refletem a complexidade do cuidado à saúde e as perspectivas práticas na organização e ampliação da capacidade de resposta dos serviços. Destaca-se que a telessaúde representa benefícios para a prática assistencial e para a gestão dos serviços de saúde.
Citação ABNT:
SOARES, C. S.; IRRTHUM, C. S.; ARAÚJO, E. G. C.; SIMÕES, W. A. O teleatendimento como estratégia de fortalecimento da atenção primária à saúde e a pandemia pela covid-19: um relato de experiência do município de Belo Horizonte . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 19, n. 1, p. 49-62, 2022.
Citação APA:
Soares, C. S., Irrthum, C. S., Araújo, E. G. C., & Simões, W. A. (2022). O teleatendimento como estratégia de fortalecimento da atenção primária à saúde e a pandemia pela covid-19: um relato de experiência do município de Belo Horizonte . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 19(1), 49-62.
DOI:
https://doi.org/10.21450/rahis.v19i1.7420
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/66617/o-teleatendimento-como-estrategia-de-fortalecimento-da-atencao-primaria-a-saude-e-a-pandemia-pela-covid-19--um-relato-de-experiencia-do-municipio-de-belo-horizonte-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português