Título Inglês:
(Re)learning to be a professor at public universities in the pandemic period
Resumo:
Atualmente, as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19 afetaram todos os setores da sociedade, dentre eles o setor educacional, a exemplo das instituições de ensino superior. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos docentes das universidades públicas sobre as atividades remotas no ensino superior. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e por meio de um levantamento de dados do tipo survey, com 40 docentes das universidades públicas do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que os docentes estão cientes quanto aos desafios existentes e apresentam boa compreensão acerca do ensino remoto. Por meio da análise fatorial exploratória, os itens analisados foram agrupados em quatro fatores: Fator 1 (Formato das aulas remotas), Fator 2 (Necessidade e adequação ao ensino remoto), Fator 3 (Suporte e habilidades em mídias digitais) e Fator 4 (Aspectos comportamentais), sendo estes os principais fatores para o desencadeamento das atividades remotas no ensino superior. Verifica-se ainda, que os resultados apresentados nesse estudo vão de encontro aos achados da literatura atual e atendem aos aspectos relacionados às mudanças provocadas pela pandemia.
Resumo Inglês:
Currently, changes caused by the covid-19 pandemic have affected all sectors of society, including the educational sector, such as higher education institutions. In this sense, this research aims to identify the perception of public university professors about remote activities in higher education. Therefore, descriptive and quantitative research was carried out using a survey-type data collection with 40 professors from public universities in Rio Grande do Norte State. The results indicate that professors are aware of the existing challenges, and also they have a good understanding of remote teaching. Through exploratory factor analysis, the items analyzed were grouped into four factors: Factor 1 (Format of remote classes), Factor 2 (Need and suitability for remote teaching), Factor 3 (Support and skills in digital media), and Factor 4 ( Behavioral aspects), these being the main factors for triggering remote activities in higher education. It is also verified that the results presented in this study are in line with the findings of the current literature and meet the aspects related to the changes caused by the pandemic.
Citação ABNT:
MELO, G. C. V.; NASCIMENTO, ?. C. S.; MIRANDA, M. C.; SILVA, A. R. P.; MOREIRA, C. S. (Re)aprendendo a ser professor nas universidades públicas no período de pandemia . Revista Ciências Administrativas, v. 28, n. Covid 19, p. 1-11, 2022.
Citação APA:
Melo, G. C. V., Nascimento, ?. C. S., Miranda, M. C., Silva, A. R. P., & Moreira, C. S. (2022). (Re)aprendendo a ser professor nas universidades públicas no período de pandemia . Revista Ciências Administrativas, 28(Covid 19), 1-11.
DOI:
https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12398
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/66683/-re-aprendendo-a-ser-professor-nas-universidades-publicas-no-periodo-de-pandemia-/i/pt-br