Melhoria do processo de fiscalização de obras de uma instituição federal de ensino superior baseado no BPM Outros Idiomas

ID:
66917
Resumo:
Para administrar grandes somas de recursos e investimentos em obras públicas, os órgãos públicos dispõem de um complexo sistema de leis, regulamentos e normas. Portanto, os servidores públicos da área de engenharia e arquitetura devem estar familiarizados com o arcabouço normativo que rege a gestão desses empreendimentos. Para subsidiar a operacionalização dessas atividades há modelos de gestão como o Business Process Management (BPM), que vem sendo amplamente utilizado para auxiliar na gestão desses processos. Nesse contexto, este trabalho buscou analisar o processo de fiscalização de obras de uma instituição pública de ensino superior (IFES), utilizando o Business Process Management (BPM). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e foi caracterizada como pesquisa-ação. A condução da pesquisa se deu com base no ciclo de vida do BPM, elaborado pela ABPMP (2019), desenvolvendo-se em três etapas: mapeamento do estado atual (as is), análise e identificação de falhas e rupturas e, melhoria do processo (to be). Ao final dessas etapas, obteve-se um diagrama do novo processo, pronto para ser implantado. Nele buscou-se mitigar e prevenir problemas apontados na etapa de análise, que atrapalhavam as atividades de fiscalização de obras, comprometendo a qualidade de suas entregas. Os resultados apontaram que o mapeamento proporcionou uma visão holística dos processos. Por meio dos diagramas ficou registrado seu início e término, além dos pontos que precisavam ser melhorados. Dessa forma, foi possível incrementar a agregação de valor ao processo de fiscalização de obras com a utilização dos conceitos do BPM.
Citação ABNT:
MIRANDA, M. P.; NESELLO, P. Melhoria do processo de fiscalização de obras de uma instituição federal de ensino superior baseado no BPM . Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 10, n. 1, p. 72-87, 2022.
Citação APA:
Miranda, M. P., & Nesello, P. (2022). Melhoria do processo de fiscalização de obras de uma instituição federal de ensino superior baseado no BPM . Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 10(1), 72-87.
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v10i1.21335
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/66917/melhoria-do-processo-de-fiscalizacao-de-obras-de-uma-instituicao-federal-de-ensino-superior-baseado-no-bpm-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português