Técnicas e ferramentas no processo de gestão do conhecimento em uma empresa de base tecnológica Outros Idiomas

ID:
67132
Resumo:
Empresas de Base Tecnológica (EBTs) são dependentes de conhecimento, recurso fundamental para a criação de valor, a inovação e a obtenção de vantagem competitiva. A habilidade em identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar esse conhecimento permeia as EBTs, constituindo-se fundamental sua gestão. O objetivo deste estudo consiste em identificar, de acordo com o manual de técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento (GC), de Young (2010, 2020), técnicas e ferramentas utilizadas no processo de GC em uma EBT do sul do Brasil. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso único, com objetivos exploratório e descritivo e com uso de dados primários e secundários. A partir da análise desses dados, realizada por intermédio da análise de conteúdo com auxílio do software NVivo® 12, identificaram-se técnicas e ferramentas para cada uma das cinco fases do processo de GC. A organização dessas fases revelou potencial para transformar o conhecimento em vantagem competitiva. Assim, este estudo contribui com a literatura sobre o assunto, confirmando, mediante evidências empíricas, que o manual constitui um caminho eficaz para identificar técnicas e ferramentas do processo de GC. Além disso, o framework do processo de GC apresentado a partir do manual pode auxiliar a identificar as áreas que devem concentrar as iniciativas de GC na empresa, instituindo oportunidades de melhoria que possam refletir ainda mais no desempenho empresarial.
Citação ABNT:
WELCHEN, V.; MUKENDI, J. T.; FACHINELLI, A. C.; PEDRO, ?. A. Técnicas e ferramentas no processo de gestão do conhecimento em uma empresa de base tecnológica. Desenvolvimento em Questão, v. 20, n. 58, p. 1-25, 2022.
Citação APA:
Welchen, V., Mukendi, J. T., Fachinelli, A. C., & Pedro, ?. A. (2022). Técnicas e ferramentas no processo de gestão do conhecimento em uma empresa de base tecnológica. Desenvolvimento em Questão, 20(58), 1-25.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11736
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67132/tecnicas-e-ferramentas-no-processo-de-gestao-do-conhecimento-em-uma-empresa-de-base-tecnologica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português