Título Inglês:
Techniques and tools in the knowledge management process in a technology-based company
Resumo:
Empresas de Base Tecnológica (EBTs) são dependentes de conhecimento, recurso fundamental para a criação de valor, a inovação e a obtenção de vantagem competitiva. A habilidade em identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar esse conhecimento permeia as EBTs, constituindo-se fundamental sua gestão. O objetivo deste estudo consiste em identificar, de acordo com o manual de técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento (GC), de Young (2010, 2020), técnicas e ferramentas utilizadas no processo de GC em uma EBT do sul do Brasil. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso único, com objetivos exploratório e descritivo e com uso de dados primários e secundários. A partir da análise desses dados, realizada por intermédio da análise de conteúdo com auxílio do software NVivo® 12, identificaram-se técnicas e ferramentas para cada uma das cinco fases do processo de GC. A organização dessas fases revelou potencial para transformar o conhecimento em vantagem competitiva. Assim, este estudo contribui com a literatura sobre o assunto, confirmando, mediante evidências empíricas, que o manual constitui um caminho eficaz para identificar técnicas e ferramentas do processo de GC. Além disso, o framework do processo de GC apresentado a partir do manual pode auxiliar a identificar as áreas que devem concentrar as iniciativas de GC na empresa, instituindo oportunidades de melhoria que possam refletir ainda mais no desempenho empresarial.
Resumo Inglês:
Technology-based companies (EBTs) are dependent on knowledge, a fundamental resource for the creation of value, innovation and competitive advantage. The ability to identify, create, store, share and apply this knowledge permeates EBTs, and its management is fundamental. The objective of this study is to identify, according to Young’s (2010, 2020) manual of techniques and tools for knowledge management (KM), techniques and tools used in the KM process in a EBT in the South of Brazil. Therefore, a qualitative approach was adopted, through a single case study, with exploratory and descriptive objectives and using primary and secondary data. From the analysis of these data, carried out through content analysis with the aid of the NVivo® 12 software, techniques and tools were identified for each of the five phases of the KM process. The organization of these phases revealed potential to transform knowledge into competitive advantage. Thus, this study contributes to the literature on the subject, confirming, through empirical evidence, that the manual is an effective way to identify techniques and tools in the KM process. In addition, the KM process framework presented in the manual can help identify the areas that should focus KM initiatives in the company, instituting opportunities for improvement that can further reflect on business performance.
Citação ABNT:
WELCHEN, V.; MUKENDI, J. T.; FACHINELLI, A. C.; PEDRO, ?. A. Técnicas e ferramentas no processo de gestão do conhecimento em uma empresa de base tecnológica. Desenvolvimento em Questão, v. 20, n. 58, p. 1-25, 2022.
Citação APA:
Welchen, V., Mukendi, J. T., Fachinelli, A. C., & Pedro, ?. A. (2022). Técnicas e ferramentas no processo de gestão do conhecimento em uma empresa de base tecnológica. Desenvolvimento em Questão, 20(58), 1-25.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11736
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67132/tecnicas-e-ferramentas-no-processo-de-gestao-do-conhecimento-em-uma-empresa-de-base-tecnologica/i/pt-br