Reflexo das características do conselho de administração no endividamento de companhias abertas no Brasil Outros Idiomas

ID:
67314
Resumo:
Este estudo teve o objetivo de identificar o reflexo das características dos Conselhos de Administração sobre a estrutura de endividamento das companhias abertas integrantes do Índice Brasil (IBrX) entre os anos de 2008 e 2012. Com base em uma revisão de literatura acerca da estrutura de capital e endividamento das empresas, do Conselho de Administração (CA) e sobre estudos assemelhados a esses temas, foi realizado um estudo com os dados dessas empresas coletados a partir de seus Formulários de Referência e do banco de dados da Economatica. No total, foram analisadas 483 observações anuais por meio de um painel de dados com a utilização de modelos de regressão multivariada. Seus principais resultados indicaram que as variáveis “idade dos membros”, “independência do presidente do conselho”, “número de membros” e “número de conselheiros indicados pelos minoritários” são fatores determinantes da estrutura de capital das empresas, influenciando de forma negativa seu nível de endividamento. Essas evidências ratificam a literatura existente relacionada à relevância do Conselho de Administração no processo de gestão de uma companhia.
Citação ABNT:
CUNHA, A. S. L.; MARTINS, O. S. Reflexo das características do conselho de administração no endividamento de companhias abertas no Brasil. Revista de Governança Corporativa, v. 2, n. 1, p. 37-65, 2015.
Citação APA:
Cunha, A. S. L., & Martins, O. S. (2015). Reflexo das características do conselho de administração no endividamento de companhias abertas no Brasil. Revista de Governança Corporativa, 2(1), 37-65.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67314/reflexo-das-caracteristicas-do-conselho-de-administracao-no-endividamento-de-companhias-abertas-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português