Título Inglês:
Entrepreneurs' negative feelings and the covid-19: an analysis of Tweets
Resumo:
Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a interferência da pandemia da COVID-19 nos sentimentos negativos dos empreendedores. Metodologia/Abordagem: Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas postagens feitas por empreendedores na rede social Twitter no primeiro semestre de 2020, início da pandemia. Uma análise de sentimento foi realizada nos tweets obtidos, com um enfoque nos sentimentos negativos de repugnância, tristeza, medo e raiva. Originalidade/Relevância: Estudos anteriores demonstraram que pandemias podem gerar impactos negativos na saúde psicológica e emocional das pessoas. Nesse contexto, a sobrevivência do negócio dos empreendedores pode ser prejudicada, pois um quadro de baixa saúde mental pode resultar na diminuição da capacidade de planejamento, resolução de problemas e tomada de decisões.
Principais Conclusões: Os sentimentos de tristeza e medo apresentaram o maior aumento percentual entre os empreendedores analisados no período. Esses sentimentos podem levar a doenças físicas e emocionais. Pesquisas futuras podem aplicar algoritmos que consigam ampliar a classificação dos sentimentos, inclusive adicionando à análise sentimentos de valência positiva.
Contribuições teóricas/metodológicas: O presente trabalho contribui ao introduzir uma técnica que tem sido apontada como promissora nos estudos de administração e empreendedorismo no contexto desafiador da pandemia causada pelo coronavírus.
Resumo Inglês:
Purpose: The objective of the present research was to analyze the interference of the COVID-19 pandemic in the negative feelings of entrepreneurs. Methodology/approach: To achieve the proposed objective, we analyzed posts made by entrepreneurs on the social network Twitter in the first half of 2020, the beginning of the pandemic. A sentiment analysis was performed on the obtained tweets, with a focus on the negative feelings of disgust, sadness, fear, and anger. Originality/Relevance: Previous studies have shown that pandemics can generate negative impacts on people's psychological and emotional health. In this context, entrepreneurs' business survival can be jeopardized, as poor mental health can result in decreased planning, problem-solving, and decision-making abilities. Key findings: Feelings of sadness and fear showed the highest percentage increase among the entrepreneurs analyzed in the period. These feelings can lead to physical and emotional illnesses. Future research can apply algorithms that can broaden the classification of feelings, including adding positive valence feelings to the analysis. Theoretical/methodological contributions: The present work contributes by introducing a technique that has been pointed out as promising in management and entrepreneurship studies in the challenging context of the pandemic caused by the coronavirus.
Citação ABNT:
PAGOTTO, D.; BARBOSA, R.; BORGES, C.; NASSIF, V. Sentimentos negativos de empreendedores e a covid-19: uma análise de Tweets. Revista Inteligência Competitiva, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2022.
Citação APA:
Pagotto, D., Barbosa, R., Borges, C., & Nassif, V. (2022). Sentimentos negativos de empreendedores e a covid-19: uma análise de Tweets. Revista Inteligência Competitiva, 12(1), 1-11.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67405/sentimentos-negativos-de-empreendedores-e-a-covid-19--uma-analise-de-tweets/i/pt-br