Sentimentos negativos de empreendedores e a covid-19: uma análise de Tweets Outros Idiomas

ID:
67405
Resumo:
Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a interferência da pandemia da COVID-19 nos sentimentos negativos dos empreendedores. Metodologia/Abordagem: Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizadas postagens feitas por empreendedores na rede social Twitter no primeiro semestre de 2020, início da pandemia. Uma análise de sentimento foi realizada nos tweets obtidos, com um enfoque nos sentimentos negativos de repugnância, tristeza, medo e raiva. Originalidade/Relevância: Estudos anteriores demonstraram que pandemias podem gerar impactos negativos na saúde psicológica e emocional das pessoas. Nesse contexto, a sobrevivência do negócio dos empreendedores pode ser prejudicada, pois um quadro de baixa saúde mental pode resultar na diminuição da capacidade de planejamento, resolução de problemas e tomada de decisões. Principais Conclusões: Os sentimentos de tristeza e medo apresentaram o maior aumento percentual entre os empreendedores analisados no período. Esses sentimentos podem levar a doenças físicas e emocionais. Pesquisas futuras podem aplicar algoritmos que consigam ampliar a classificação dos sentimentos, inclusive adicionando à análise sentimentos de valência positiva. Contribuições teóricas/metodológicas: O presente trabalho contribui ao introduzir uma técnica que tem sido apontada como promissora nos estudos de administração e empreendedorismo no contexto desafiador da pandemia causada pelo coronavírus.
Citação ABNT:
PAGOTTO, D.; BARBOSA, R.; BORGES, C.; NASSIF, V. Sentimentos negativos de empreendedores e a covid-19: uma análise de Tweets. Revista Inteligência Competitiva, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2022.
Citação APA:
Pagotto, D., Barbosa, R., Borges, C., & Nassif, V. (2022). Sentimentos negativos de empreendedores e a covid-19: uma análise de Tweets. Revista Inteligência Competitiva, 12(1), 1-11.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67405/sentimentos-negativos-de-empreendedores-e-a-covid-19--uma-analise-de-tweets/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português