Título Inglês:
Mapping of organizational maturity levels in the use of competitive intelligence: a survey on the 500 largest companies based on Brazil
Resumo:
Objetivo: Mapear os Níveis de Maturidade Organizacional em uso de Inteligência Competitiva (IC) nas 500 maiores empresas sediadas no Brasil, tendo como parâmetro a classificação proposta no Modelo de Rodrigues e Riccardi (2007).
Metodologia: As empresas selecionadas para esta pesquisa são as eleitas pela Revista Exame como Maiores e Melhores, no ano de 2016. Para a caracterização da presença de Inteligência Competitiva nas empresas, utilizou-se, da estatística descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário desenvolvido pela Puzzle. Originalidade: O reconhecimento da literatura especializada acerca da criticidade dos sistemas de IC para o sucesso dos negócios reconhece, se não uma dicotomia (importância versus inexploração temática), pelo menos um claro vazio na exploração deste tema, o que constitui uma lacuna científica que passa a ser objeto desta pesquisa.
Resultados: Os principais resultados indicam que a IC evoluiu da quase informalidade para níveis superiores de maturidade, evidenciados pela expansão de suas atividades funcionais, maior abrangência institucional e maior formalização de seus procedimentos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Isto permite concluir que a IC tem aumentado seu nível de maturidade em uso nas empresas pesquisadas, já atingindo os níveis 3 e 4 de maturidade. A maior formalização de seus processos e a extensão de seu alcance lhe dão amplitude institucional e um papel corporativamente mais útil e competitivamente mais estratégico.
Resumo Inglês:
Objective: To map the Organizational Maturity Levels using Competitive Intelligence (CI) in the 500 largest companies headquartered in Brazil, using the classification proposed in the Rodrigues and Riccardi Model (2007) as a parameter.
Methodology: The companies selected for this research are those elected by Exame Magazine as the Biggest and Best in 2016. For the characterization of the presence of Competitive Intelligence in companies, descriptive statistics were used, having as a data collection instrument the questionnaire developed by Puzzle.
Originality: The recognition of the specialized literature on the criticality of CI systems for business success recognizes, if not a dichotomy (importance versus thematic unexplored), at least a clear void in the exploration of this topic, which constitutes a scientific gap that passes to be the object of this research. Results: The main results indicate that CI evolved from almost informality to higher levels of maturity, evidenced by the expansion of its functional activities, greater institutional coverage and greater formalization of its procedures.
Theoretical/methodological contributions: This allows us to conclude that CI has increased its level of maturity in use in the companies surveyed, reaching levels 3 and 4 of maturity. The greater formalization of its processes and the extension of its reach give it institutional breadth and a more corporately useful and competitively strategic role.
Citação ABNT:
BOCARDI, C. C.; SILVENTE, G. A.; RODRIGUES, L. C. Mapeamento dos níveis de maturidade organizacional em uso de inteligência competitiva: uma pesquisa nas 500 maiores empresas sediadas no Brasil. Revista Inteligência Competitiva, v. 12, n. 1, p. 1-19, 2022.
Citação APA:
Bocardi, C. C., Silvente, G. A., & Rodrigues, L. C. (2022). Mapeamento dos níveis de maturidade organizacional em uso de inteligência competitiva: uma pesquisa nas 500 maiores empresas sediadas no Brasil. Revista Inteligência Competitiva, 12(1), 1-19.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67406/mapeamento-dos-niveis-de-maturidade-organizacional-em-uso-de-inteligencia-competitiva--uma-pesquisa-nas-500-maiores-empresas-sediadas-no-brasil/i/pt-br