Resumo:
No estudo da estratégia nas organizações e no ensino de administração é recorrente a utilização dos trabalhos de Michael Porter como modelos a serem utilizados. Mesmo 30 anos após o lançamento do seu artigo seminal, os seus trabalhos são frequentemente lembrados e utilizados para entender melhor como ocorre o posicionamento e a aplicação da estratégia empresarial. Neste artigo, é analisada a influência de Porter nos trabalhos brasileiros em estratégia. No levantamento para a análise dos artigos, considerando 10 anos de ENANPAD (1997 – 2006), foram selecionados 46 artigos. A identificação e seleção dos artigos envolveram os seguintes critérios: busca por palavra-chave Porter na base de dados do ENANPAD; avaliação dos títulos e resumos dos artigos apresentados na área de estratégia entre 1997 e 2006, bem como a leitura na íntegra quando necessário. Procedemos também à análise das referências utilizadas nos artigos e o posicionamento dos autores em relação às tipologias de Porter. Como resultado, verificamos que Michael Porter é um autor com grande influência nas pesquisas acadêmicas de estratégia. Seus estudos mais utilizados são os da análise da indústria e das estratégias genéricas, e também se verificou que a maioria dos estudos analisados são favoráveis aos seus conceitos, mesmo existindo pesquisas contrárias.
Citação ABNT:
CARNEIRO, M. L.; SCHNEIDER, A. B.; SERRA, F. R.; FERREIRA, M. P. A influência de Michael Porter na estratégia brasileira 30 anos depois de estratégia competitiva. Revista Inteligência Competitiva, v. 2, n. 1, p. 0-0, 2012.
Citação APA:
Carneiro, M. L., Schneider, A. B., Serra, F. R., & Ferreira, M. P. (2012). A influência de Michael Porter na estratégia brasileira 30 anos depois de estratégia competitiva. Revista Inteligência Competitiva, 2(1), 0-0.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67677/a-influencia-de-michael-porter-na-estrategia-brasileira-30-anos-depois-de-estrategia-competitiva/i/pt-br