Environmental, Social E Governance (ESG): mapeamento e análise de clusters Outros Idiomas

ID:
67947
Resumo:
Objetivo: O objetivo deste estudo foi mapear e analisar as principais correntes teóricas de base e de fronteira acerca da pesquisa internacional em Environmental, Social e Governance (ESG). Adicionalmente, também foram analisados quais autores, periódicos e países são mais ativos na pesquisa internacional de ESG. Método: Foi efetuada uma análise bibliométrica focada em análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico, com técnicas de análise fatorial exploratória e mapeamento gráfico através de clusterização. A amostra contemplou 405 artigos publicados até dezembro de 2021 e indexados no banco de dados da Web of Science. Resultados: Através da análise de cocitação, foram identificados 5 correntes de pesquisas, sendo a) Influência das Teorias Organizacionais na ESG; b) Competitividade organizacional; c) Impacto da ESG no desempenho financeiro; d) Responsabilidade Social Corporativa; e e) Teoria dos Stakeholders. Através da análise de pareamento, foram identificadas 6 correntes teóricas de fronteira, sendo: a) investimentos sustentáveis; b) Transparência e conselho administrativo; c) Efeitos da ESG; d) Relações entre desempenho financeiro e desempenho social corporativo; e) Relação entre acionistas e ESG; e f) Riscos e ESG. Originalidade: Até onde se sabe, este é o estudo bibliométrico mais completo acerca da pesquisa em ESG, contemplando tanto as correntes teóricas de base quanto as de fronteira. Contribuições teóricas/metodológicas: Foram identificadas neste trabalho 5 correntes teóricas que ajudaram a fundar e desenvolver a pesquisa em ESG como campo científico (histórico) e apontadas 6 correntes teóricas emergentes que ajudam a entender para onde está avançando a pesquisa em ESG na atualidade (fronteira).
Citação ABNT:
RIBEIRO, T. L.; LIMA, A. A. Environmental, Social E Governance (ESG): mapeamento e análise de clusters . Revista de Governança Corporativa, v. 9, n. 1, p. 0-0, 2022.
Citação APA:
Ribeiro, T. L., & Lima, A. A. (2022). Environmental, Social E Governance (ESG): mapeamento e análise de clusters . Revista de Governança Corporativa, 9(1), 0-0.
DOI:
https://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v9i1.120
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67947/environmental--social-e-governance--esg---mapeamento-e-analise-de-clusters-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português