Título Inglês:
Strategy for the development of the gas distribution market in São Paulo: the role of the state from the perspective of economic freedom
Título Espanhol:
Estrategia para el desarrollo del mercado de gas canalizado en São Paulo: el papel del estado desde la perspectiva de la libertad económica
Resumo:
Objetivo: O texto relata uma ação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP), com o objetivo de promover o desenvolvimento do mercado de gás natural canalizado em sua área de abrangência e, assim, proporcionar impacto na competitividade das concessionárias distribuidoras. Abordagem Metodológica: Estudo intervencionista de caráter aplicado, com foco em melhorias e inovação para ampliação da eficiência e eficácia dos negócios, segundo procedimentos metodológicos típicos de projetos de solução de problemas empresariais e aproveitamento de oportunidades. Originalidade e relevância: O projeto inova no estímulo do poder público à livre concorrência no mercado, promovendo sua expansão em benefício da competitividade de distribuidoras e consumidores, que passam a ter acesso a um produto outrora não disponível em sua região, e geração de empregos e renda. Principais Resultados: A solução concretiza o desenvolvimento do mercado de gás canalizado no Estado de São Paulo, com benefícios competitivos proporcionados às distribuidoras, criação de valor ao Poder Concedente pela expansão geográfica de cobertura da malha de gasodutos de distribuição de gás natural e aumento na base de ativos, além da promoção de desenvolvimento econômico e social, pela geração de empregos e renda e aumento na arrecadação tributária. Contribuições Teóricas/Metodológicas: Além do aprendizado dos agentes envolvidos na concepção e implementação do projeto, pelo exercício de aplicação do método para a solução de problemas e aproveitamento de oportunidades de mercado com fundamentação científica e foco no desenvolvimento de negócios, o projeto envolve soluções inovadoras. A descrição do processo possibilita replicação em situações de natureza semelhante, vivenciada em outros setores regulados e que envolvam outros serviços públicos prestados à sociedade.
Resumo Inglês:
Public Services of the State of São Paulo (ARSESP) to promote the development of the natural gas distribution market in the state and improve the competitiveness of distribution concessionaires. Methodological approach: This interventionist and applied research focuses on improving and innovating to expand business efficiency and effectiveness. The study adopts methodological procedures typical of projects designed to seize opportunities and solve business problems. Originality and relevance: The project innovates by stimulating the government to engage in free competition in the market, promoting the market’s expansion, benefiting gas distributors and consumers (who gained access to the product in the region for the first time), generating jobs and income. Main Results: The solution promotes the expansion of the gas distribution network and the consequent development of the natural gas market in the Brazilian State of São Paulo. It offers competitive benefits for distributors and value creation for the granting authority through expanding the natural gas distribution network geographically and increasing the asset base. Also, the solution promotes economic and social development, jobs and income generation, and an increase in tax collection. Theoretical/Methodological Contributions: The study emphasized the initiative as a learning opportunity for the agents involved, considering the innovative solutions obtained from applying the method to solve problems and seize market opportunities through scientific evidence and focus on business development. The description of the initiative enables replication in similar situations experienced in other regulated sectors and involving other public services.
Resumo Espanhol:
Objetivo: El texto informa una acción de la Agencia Reguladora de los Servicios Públicos del Estado de São Paulo (ARSESP) con el objetivo de promover el desarrollo del mercado de gas natural canalizado en su área de cobertura y, por tanto, impactar la competitividad de las concesionarias distribuidoras. Enfoque metodológico: Estudio intervencionista de carácter aplicado, enfocado a mejoras e innovación para incrementar la eficiencia y eficacia del negocio, según procedimientos metodológicos típicos de proyectos para la resolución de problemas empresariales y aprovechamiento de oportunidades. Originalidad y relevancia: El proyecto innova en estimular al gobierno a la libre competencia en el mercado, promoviendo la expansión del mercado en beneficio de la competitividad de distribuidores y consumidores, quienes ahora tienen acceso a un producto no disponible anteriormente en su región, con generación de puestos de trabajo e ingresos. Principales Resultados: La solución da cuenta de la expansión de la red de gasoductos y el consiguiente desarrollo del mercado de gas canalizado en el Estado de São Paulo, con beneficios competitivos proporcionados a los distribuidores, creación de valor para la Autoridad Concedente a través de la expansión geográfica de la cobertura de la red de gasoductos de distribución de gas natural y aumento de la base de activos, además a promover el desarrollo económico y social, para la generación de empleos y rentas y el aumento de la recaudación tributaria. Contribuiciones teóricas / Metodológicas: Se enfatiza el aprendizaje de los agentes involucrados en el diseño e implementación del proyecto, como resultado del ejercicio de aplicar el método para resolver problemas y aprovechar las oportunidades del mercado con base científica y enfoque al desarrollo empresarial, aportando soluciones innovadoras. La descripción del proceso permite replicar situaciones de similar naturaleza, vividas en otros sectores regulados y que involucran a otros servicios públicos prestados a la sociedad.
Citação ABNT:
ROCHA, M. R.; CALDEIRA, A. Estratégia para o desenvolvimento do mercado de gás canalizado em São Paulo: o papel do estado sob a ótica da liberdade. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 21, n. 1, p. 1-23, 2022.
Citação APA:
Rocha, M. R., & Caldeira, A. (2022). Estratégia para o desenvolvimento do mercado de gás canalizado em São Paulo: o papel do estado sob a ótica da liberdade. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 21(1), 1-23.
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.20911
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/67971/estrategia-para-o-desenvolvimento-do-mercado-de-gas-canalizado-em-sao-paulo--o-papel-do-estado-sob-a-otica-da-liberdade/i/pt-br