Índice de desenvolvimento setorial: uma proposta para analisar o ciclo de vida dos setores industriais Outros Idiomas

ID:
6827
Resumo:
Na trajetória brasileira recente, os experimentos em torno da ideia de desenvolvimento local vêm ganhando clara visibilidade e têm se tornado uma peça-chave no novo ciclo de crescimento do País. No entanto, vários autores destacam um obstáculo nesse processo de desenvolvimento, que é a falta de estruturação para o direcionamento e a alocação eficiente dos esforços públicos e privados. Nesse contexto, desenvolveu-se, neste trabalho, uma  ferramenta para analisar as indústrias nacionais de forma sistêmica, fornecendo aos gestores públicos e atores institucionais um aparato prático para promover o desenvolvimento local. Foi construído um novo modelo de ciclo de vida, o setorial, orientado por um índice, intitulado Índice de  Desenvolvimento Setorial, que identifica o estágio de desenvolvimento dos setores industriais. O índice é composto por quatro variáveis (participação na exportação do país, número de empresas com patentes em vigor, participação de mercado e número de empresas), as quais representam as estruturas setoriais analisadas: competitiva, tecnológica, produtiva e social. Visa-se que a ferramenta proposta se torne fonte de subsídios para o projeto de diretrizes e formulação de estratégias de desenvolvimento, tanto no âmbito das políticas públicas quanto no daquelas iniciativas que deveriam ser adotadas pelo setor privado.
Citação ABNT:
MARTINS, T. M.; MARTINELLI, D. P. Índice de desenvolvimento setorial: uma proposta para analisar o ciclo de vida dos setores industriais. Revista de Administração, v. 44, n. 2, art. 1, p. 87-101, 2009.
Citação APA:
Martins, T. M., & Martinelli, D. P. (2009). Índice de desenvolvimento setorial: uma proposta para analisar o ciclo de vida dos setores industriais. Revista de Administração, 44(2), 87-101.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6827/indice-de-desenvolvimento-setorial--uma-proposta-para-analisar-o-ciclo-de-vida-dos-setores-industriais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português