A corrupção no ambiente de negócios: survey com as micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo Outros Idiomas

ID:
6828
Resumo:
No ambiente de negócios empresarial são comuns, tanto entre empresas como na relação de empresas com o setor público, a constatação de atos de enriquecimento privado por infração de normas públicas ou privadas, bem como o fato de a empresa ser coagida pelo agente público que busca rendimentos indevidos aproveitando-se de sua posição. Tais situações representam as corrupções privada e pública no ambiente de negócios das empresas. No entanto, apesar da presença desses fatores no dia a dia dos negócios das empresas brasileiras, são poucos os estudos realizados sobre o assunto. Visando preencher essa lacuna e promover debates sobre o tema, tem-se como objetivo neste artigo desvendar a presença dos diferentes tipos de corrupção no ambiente de negócios de micro e pequenas empresas. Em decorrência desse objetivo, procura-se desenvolver uma métrica para avaliar a corrupção, visto que não existe uma ferramenta específica para a sua verificação no dia a dia do ambiente de negócios dessas empresas. Para o desenvolvimento da métrica utilizam-se técnicas de grupos de foco, método Delphi eletrônico e cenários prospectivos. De posse dessa métrica, realiza-se um survey com 206 respostas de micro e pequenas empresas do centro comercial da cidade de Paulo para testar a sua aplicação e verificar os diferentes tipos de corrupção (preta, cinza e branca) presentes na amostra. Os resultados ratificam a efetividade dos fundamentos da Teoria dos Caçadores de Renda e da Teoria da Propina para o entendimento da ocorrência de corrupção no ambiente de negócios dessas empresas.
Citação ABNT:
BORINI, F. M.; GRISI, F. C. A corrupção no ambiente de negócios: survey com as micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. RAUSP Management Journal, v. 44, n. 2, art. 2, p. 102-117, 2009.
Citação APA:
Borini, F. M., & Grisi, F. C. (2009). A corrupção no ambiente de negócios: survey com as micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. RAUSP Management Journal, 44(2), 102-117.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6828/a-corrupcao-no-ambiente-de-negocios--survey-com-as-micro-e-pequenas-empresas-da-cidade-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português