Título Inglês:
The corruption in the business environment: survey with micro and small enterprises in the city of São Paulo
Título Espanhol:
La corrupción en el entorno de negocios: estudio con micro y pequeñas empresas de la ciudad de São Paulo
Resumo:
No ambiente de negócios empresarial são comuns, tanto entre empresas como na relação de empresas com o setor público, a constatação de atos de enriquecimento privado por infração de normas públicas ou privadas, bem como o fato de a empresa ser coagida pelo agente público que busca rendimentos indevidos aproveitando-se de sua posição. Tais situações representam as corrupções privada e pública no ambiente de negócios das empresas. No entanto, apesar da presença desses fatores no dia a dia dos negócios das empresas brasileiras, são poucos os estudos realizados sobre o assunto. Visando preencher essa lacuna e promover debates sobre o tema, tem-se como objetivo neste artigo desvendar a presença dos diferentes tipos de corrupção no ambiente de negócios de micro e pequenas empresas. Em decorrência desse objetivo, procura-se desenvolver uma métrica para avaliar a corrupção, visto que não existe uma ferramenta específica para a sua verificação no dia a dia do ambiente de negócios dessas empresas. Para o desenvolvimento da métrica utilizam-se técnicas de grupos de foco, método Delphi eletrônico e cenários prospectivos. De posse dessa métrica, realiza-se um survey com 206 respostas de micro e pequenas empresas do centro comercial da cidade de Paulo para testar a sua aplicação e verificar os diferentes tipos de corrupção (preta, cinza e branca) presentes na amostra. Os resultados ratificam a efetividade dos fundamentos da Teoria dos Caçadores de Renda e da Teoria da Propina para o entendimento da ocorrência de corrupção no ambiente de negócios dessas empresas.
Resumo Inglês:
In the business environment it is common, both within companies and in the their relationship with governmental organizations, the evidence of acts of private enrichment by the infraction of public or private rules, as well as the fact of the company to be coerced by public agents seeking incomes improperly using their position on their own benefit . Such facts represent the private and public corruption in the business environment of the companies. However, although the presence of this factor in the daily businesses of the Brazilian companies, there are few studies upon this subject. Aiming at to fill this gap, and to raise the debate on the subject, the goal of this paper is to unveil the presence of different types of corruption in the business environment of the small companies. As result of this goal, a measure to evaluate corruption is developed due to the fact that there aren´t any tools available to do so in this business environment. For the development of this metric the focus group techniques, the Delphi electronic method and prospective scenarios were used. A survey with 206 answers of small companies in São Paulo downtown to analyse its application and to prove the different types of corruption (black, grey and white) shown in the sample. The results ratify the effectiveness of the principles of the Income Hunters Theory and the Theory of the Bribe for the understanding of the corruption in the business environment of the small companies.
Resumo Espanhol:
En el entorno de negocios es común, tanto entre empresas como en la relación de empresas con el sector público, la comprobación de actos de enriquecimiento privado por infracción de normas públicas o privadas, así como el hecho de que la empresa sufra coacción por parte del agente público que busca ingresos indebidos, sacando ventaja de su posición. Estas situaciones representan la corrupción privad y pública en el entorno de negocios de las empresas. Sin embargo, a pesar de la presencia de dichos factores en el día a día de los negocios de las empresas brasileñas, pocos son los estudios realizados sobre el asunto. Con el fin de rellenar este vacío y promover debates sobre el tema, el objetivo de este artículo es desenmascarar la presencia de los diferentes tipos de corrupción en el entorno de negocios de micro y pequeñas empresas. Como resultado de este objetivo, se busca elaborar una métrica para evaluar la corrupción, dado que no existe una herramienta específica para su verificación en el entorno de negocios de dichas empresas. Para el desarrollo de la métrica se utilizan técnicas de grupos de foco, método Delphi electrónico y escenarios prospectivos. Con dicha métrica determinada, se realiza un estudio con respuestas de 206 pequeñas empresas del centro comercial de la ciudad de São Paulo para analizar su aplicación y comprobar los diferentes tipos de corrupción (negra, gris y blanca) presentes en la muestra. Los resultados ratifican la eficacia de los principios de la teoría de los cazadores de ingresos y la teoría del cohecho para la comprensión de la corrupción en el entorno de negocios de las pequeñas empresas.
Citação ABNT:
BORINI, F. M.; GRISI, F. C. A corrupção no ambiente de negócios: survey com as micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. RAUSP Management Journal, v. 44, n. 2, art. 2, p. 102-117, 2009.
Citação APA:
Borini, F. M., & Grisi, F. C. (2009). A corrupção no ambiente de negócios: survey com as micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. RAUSP Management Journal, 44(2), 102-117.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6828/a-corrupcao-no-ambiente-de-negocios--survey-com-as-micro-e-pequenas-empresas-da-cidade-de-sao-paulo/i/pt-br