Governança em clubes de futebol: um estudo comparativo de três agremiações no estado de São Paulo Outros Idiomas

ID:
6829
Resumo:
Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo de múltiplos casos em que se analisa a aplicação das boas práticas de governança, propostas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em três clubes de futebol profissional do estado de São Paulo (Santos F.C., Botafogo F.C. e Paulista F.C.). Por meio de um estudo descritivo, qualitativo e exploratório, busca-se verificar a presença de características e ações que atendam às boas práticas de governança corporativa propostas na terceira versão do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, realizando um diagnóstico dos clubes estudados, propondo ações e formas de implementá-las. Verifica-se que o uso desses conceitos pode se constituir em importante diferencial para os clubes na competição por capital e outros recursos, pois contribuem para a profissionalização de sua gestão, além de fazer com que tendam a alcançar maior legitimidade perante seus stakeholders.
Citação ABNT:
MARQUES, D. S. P.; COSTA, A. L. Governança em clubes de futebol: um estudo comparativo de três agremiações no estado de São Paulo. Revista de Administração, v. 44, n. 2, art. 3, p. 118-130, 2009.
Citação APA:
Marques, D. S. P., & Costa, A. L. (2009). Governança em clubes de futebol: um estudo comparativo de três agremiações no estado de São Paulo. Revista de Administração, 44(2), 118-130.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6829/governanca-em-clubes-de-futebol--um-estudo-comparativo-de-tres-agremiacoes-no-estado-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português