Concepção e implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho no setor público: o papel estratégico dos gestores Outros Idiomas

ID:
6831
Resumo:
O objetivo neste artigo é discutir os dilemas (desafios, dúvidas e expectativas) manifestos por gestores que participaram dos processos de concepção e implantação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) em um órgão público brasileiro. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que se inscreve metodologicamente na abordagem da ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho. Participaram da pesquisa 36 gestores do órgão, sendo 17 da área meio e 19 da área fim. Utilizouse como instrumento de coleta de dados um questionário com três perguntas abertas, aplicado ao final de duas oficinas com os gestores do órgão. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo categorial temática. Os resultados obtidos mostram os principais desafios, dúvidas e expectativas dos gestores acerca da concepção e da implantação de um PQVT. O estudo fornece bases empíricas para refletir-se, em especial no setor público, sobre o papel estratégico dos gestores no campo da Qualidade de Vida no Trabalho.
Citação ABNT:
FERREIRA, R.; FERREIRA, M. C.; ANTLOGA, C. S.; BERGAMASCHI, V. Concepção e implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho no setor público: o papel estratégico dos gestores. Revista de Administração, v. 44, n. 2, art. 5, p. 147-157, 2009.
Citação APA:
Ferreira, R., Ferreira, M. C., Antloga, C. S., & Bergamaschi, V. (2009). Concepção e implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho no setor público: o papel estratégico dos gestores. Revista de Administração, 44(2), 147-157.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português