Citações e não citações na produção acadêmica de estratégia no Brasil: uma reflexão crítica Outros Idiomas

ID:
6832
Resumo:
O volume da publicação acadêmica no Brasil tem aumentado muito nos últimos anos, não só pelo crescimento da população de pesquisadores, mas também pela cobrança direta e indireta por maior proficuidade nesse sentido, feita a eles pelos órgãos de fomento à pesquisa e instituições em que trabalham e/ou estudam. Os resultados desse crescente volume, em termos de artigos apresentados em congressos e publicados nas revistas especializadas, têm sido avaliados de forma sistemática nas próprias publicações no sentido de melhor compreender e poder avaliar esse esforço de produção científica. Neste trabalho, com o propósito de contribuir para essa pretendida compreensão, propõe-se investigar os índices de similaridade de conteúdo dos artigos publicados no Encontro de Estudos em Estratégia (3Es) como uma forma de avaliar a qualidade e a originalidade da produção acadêmica no Brasil, especificamente nessa disciplina. Com a utilização de mecanismos tecnológicos de indexação de conteúdos, realizou-se uma comparação de toda a publicação aprovada no 3Es de 2005 com a anterior feita no 3Es de 2003, assim como com a publicação nos anais do EnAnpad do período de 1997 a 2005. Como resultado, apresenta-se uma reflexão crítica sobre os propósitos e critérios de avaliação utilizados para a definição da publicação acadêmica nesses encontros.
Citação ABNT:
SARAIVA, E. V.; CARRIERI, A. P. Citações e não citações na produção acadêmica de estratégia no Brasil: uma reflexão crítica. Revista de Administração, v. 44, n. 2, art. 6, p. 158-166, 2009.
Citação APA:
Saraiva, E. V., & Carrieri, A. P. (2009). Citações e não citações na produção acadêmica de estratégia no Brasil: uma reflexão crítica. Revista de Administração, 44(2), 158-166.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6832/citacoes-e-nao-citacoes-na-producao-academica-de-estrategia-no-brasil--uma-reflexao-critica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português